Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio é autorizado a funcionar no CEP/UME de Dracena

Uma oportunidade para cursar o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter uma formação profissional na área de tecnologia
14/06/2021

O CEP - Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho”, unidade mantida pela Fundec, foi autorizado a pôr em funcionamento o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio. Ainda neste mês, serão abertas as reservas de vagas para 2022.

Após apresentar uma extensa documentação fundamentando o plano de curso, justificativa e objetivo, itinerário formativo e profissional, conteúdo programático, metodologia e procedimentos pedagógicos, em maio, para a etapa final do processo de aprovação do curso, uma Comissão de Supervisores de Ensino visitou as instalações do CEP e avaliou a infraestrutura do local - inspecionando todas as salas, laboratórios e equipamentos - ficando satisfeitos, inclusive, com as condições de luminosidade e climatização de que os alunos irão dispor durante as aulas.

O parecer final emitido pela comissão foi ratificado pela Dirigente Regional de Ensino da Região de Adamantina e a portaria autorizando o funcionamento do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio foi publicada no último dia 1º de junho no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, página 37.

Segundo a diretora do CEP/UME, Profa. Julia Portari, o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio está estruturado em três séries organizadas para o desenvolvimento das competências profissionais, assim como da formação geral básica.

Para ingressar no curso, é necessário ter o ensino fundamental completo. Ao final de três anos de estudo, o aluno receberá o diploma com a habilitação de Técnico em Programação de Jogos Digitais (Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação), juntamente com seu histórico escolar de conclusão do Ensino Médio.

Estas duas qualificações são obtidas em pouco tempo e abrem as portas do mercado de trabalho, em especial pela formação profissional, que inclui oportunidades em diferentes segmentos (educação, saúde, marketing, gerenciamento de negócios, entre outros) em uma área de tecnologia (games for learning, serious game, advergames, business games e muito mais).

“O curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio é uma importante conquista para nossa região e foi pensado para capacitar pessoas em uma nova área de tecnologia que está em franca expansão, além de despertar muito interesse entre os jovens”, ressalta a diretora Julia Portari.

"Além de atender aos jovens, que estão no período regular para iniciar o ensino médio, nosso curso também pode receber outros interessados em concluir os estudos e conquistar uma formação profissional, como pessoas que tenham concluído os módulos equivalentes ao ensino fundamental pelo EJA”, complementa.

A equipe gestora do CEP comemorou a homologação do curso e já trabalha nos preparativos para a divulgação das vagas. Em breve, mais informações estarão disponíveis em: https://www.fundec.edu.br/tecnico/cursos/tecnico-jogosdigitais

Educação para Jovens e Adultos (EJA)
Programa do governo que visa oferecer o Ensino Fundamental e Médio para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A certificação da EJA era chamada, até alguns anos, de Exame Supletivo.
Saiba mais: https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-jovens-adultos