Medicina Unifadra realiza ações para comunidades de Dracena e Junqueirópolis



10/11/2017


Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena realizaram atividades de IESC (Interação de Ensino e Saúde na Comunidade) em ESFs de Dracena e Junqueirópolis no dia 6 de outubro. As ações buscaram orientar e tirar dúvidas de pacientes a respeito da hipertensão.

Segundo a coordenadora de IESC da Unifadra, a pediatra Profa. Sandra Maria Braz Sola Deponte, o evento está relacionado com o Projeto Educação em Saúde, que é uma prática social cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde. “Buscamos proporcionar aos pacientes uma tarde para que pudessem saber mais sobre hipertensão, bem como ajudá-los a ter uma melhor qualidade de vida a partir de mudanças de hábitos e orientá-los a respeito dos cuidados com este problema de saúde”, destacou Dra. Sandra Deponte.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, a dermatologista Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu, a prática em saúde por meio de encontros e palestras educativas, proferidas pelos alunos da Unifadra, tem como base a capacitação dos indivíduos da comunidade para atuar sobre sua realidade e poder transformá-la. “Foram estabelecidas relações entre os alunos, equipe ESF e a comunidade para fortalecimento de vínculos, capazes de definir as necessidades de cada grupo e criar formas de atuação para modificação da realidade, seja individual ou coletiva”, explicou Dra. Marilda.

A prática educativa do projeto ocorre como processo de construção, reconstrução e produção de conhecimentos pelos alunos de Medicina que são transmitidos para a comunidade, por meio de palestras educativas, para a transformação de uma realidade, em parceria com as equipes de ESFs de cada território e sua respectiva comunidade.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA