Professores, alunos e coordenação do curso de Psicologia participam de curso sobre suicídio e manejo do comportamento Suicida

24/10/2018

No último dia 20 de outubro, professores, alunos, egressos e coordenação do curso de Psicologia, além da direção do Colégio Anglo-CID, participaram de um curso sobre suicídio e manejo do comportamento suicida, em Araçatuba.
A ministrante foi uma das mais renomadas psicólogas e pesquisadoras da área, a Profa. Dra. Karina Okajima Fukumitsu.
“Os conhecimentos desenvolvidos e compartilhados pela palestrante trouxeram mais preparo para os acadêmicos e profissionais da região para lidarem melhor com uma situação de grande impacto para toda comunidade”, comentou Andréa Frizo, coordenadora do curso de Psicologia.
Ainda de acordo com a coordenadora, eventos como esse preparam melhor tanto profissionais quanto acadêmicos para lidar com situações complexas, como o suicídio.
“É importante conhecer, refletir e desenvolver estratégias para acolher, compreender e saber orientar pessoas em sofrimento e suas famílias. Considerando a alta incidência  de suicídio no Brasil e no mundo, especialmente entre jovens, é necessário que profissionais da educação e da saúde se mantenham atualizados sobre o tema e sobre como manejar o comportamento suicida”, ressaltou Andréa Frizo.
Segundo a palestrante, o suicídio é um ato que fala, cala e surpreende. É um gesto de comunicação e, ao mesmo tempo, de falta de comunicação, de recusa e de transgressão.
“É importante quando profissionais de diferentes áreas se disponibilizam a ampliar os conhecimentos sobre o tema. Quem está longe julga, quem está perto compreende”, reforçou a palestrante.