Anglo-CID forma mais uma turma do Inclusão Digital em Dracena

26/10/2018

O Colégio Anglo-CID e a Faculdade Unifadra, por meio do curso de Pedagogia, realizaram, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, no dia 19 de outubro, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Projeto Inclusão Digital:”Potencializando o processo de alfabetização na informática por meio de objetos de aprendizagem”, para alunos da rede pública e particular de ensino. O projeto de Inclusão Digital é gratuito e destinado às crianças de 5 e 6 anos.
O programa busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades, raciocínio e pensamento crítico, potencializando o processo de alfabetização dos participantes. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy, professora do curso de Pedagogia, e apoiado pela coordenadora do curso de Pedagogia da Unifadra Profa. Ma. Vanessa Ribeiro Andreto, em parceria com a coordenação do Colégio Anglo-CID. Durante as aulas, os estagiários do curso de Pedagogia, Daniele Fernandes Saturnino, Flávia Alves da Silva, Nathália Maldonado Chítero e Wanderson Esperidião dos Santos trabalharam com as crianças atividades de leitura e escrita, matemática simples, pinturas, desenhos, jogos de memorização, histórias infantis, entre outros. As crianças também tiveram aulas utilizando o programa de informática Kid Class, software educacional adotado pelo Colégio Anglo-CID. Os alunos aprenderam por meio de conteúdos tecnológicos, de forma interdisciplinar, contribuindo, assim para a alfabetização.
Segundo a diretora do Colégio Anglo-CID Eulália Pires Fava, foram utilizados diversos objetos de aprendizagem. "As atividades de alfabetização, letramento e matemática nos mostraram um avanço significativo nas crianças desde o início do curso até hoje", completou. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia Vanessa Andreto, na edição de 2017, o projeto ganhou uma nova roupagem, atendendo não somente aos critérios de extensão, mas sim de pesquisa da faculdade. “Temos um trabalho científico de estudo sobre o projeto concorrendo à publicação no CONIC 2018”, destacou Vanessa Meira. O projeto tem uma característica muito importante de atendimento às crianças de nossa comunidade de maneira gratuita, com o intuito de incluí-las desde cedo no mundo digital, como também potencializar o processo de alfabetização por meio de atividades pedagógicas direcionadas no computador. O Projeto de Inclusão Digital é realizado na Fundec desde o ano de 2005 e já formou centenas de alunos de escolas infantis públicas e privadas de Dracena e região. Esta é a 13ª turma formada, com 13 alunos de 4 a 5 anos. O projeto ocorre em parceria entre as unidades mantidas pela Fundec: Unifadra, representada pelo curso de Pedagogia, e Colégio Anglo-CID.