Alunos do CEP/UME fazem visita às instalações do curso de Medicina da Unifadra

30/11/2018

Os alunos do 4º termo do curso de Técnico em Enfermagem do CEP/UME, junto com as professoras de estágio Aline Dias, Daniela Maeda, Ana Cleria, Mayra Guastaldi e a coordenadora do curso Lucilena Esteves, fizeram uma visita aos Laboratórios de Simulação Realística do curso de Medicina da Faculdade Unifadra.

Os alunos puderam observar os bonecos de alta performance e qualidade, que simulam movimentos, sinais e sons de uma pessoa, permitindo realizar procedimentos como aferir pressão arterial, puncionar veia, realizar ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, entre outros.
 A visita foi acompanhada pelos tutores de Medicina Profa. Ma. Caroline Guarinão e Prof. Me. Érico Torrieri, que orientaram sobre todas as simulações possíveis que podem ser realizadas pelos bonecos. “Os alunos participaram da simulação de uma parada cardiorrespiratória, sendo possível a realização da massagem cardíaca e ventilação com O2, sendo monitorados por uma sala de controle, que permite avaliar a qualidade e eficácia do procedimento”, explicou Lucilena Esteves.
A professora destacou que eles também conheceram um segundo laboratório que possui uma parturiente (gestante em trabalho de parto), onde foi possível observar todos os procedimentos, sinais e sintomas que indicam o parto, e ainda realizar o parto bem próximo à realidade. “Eles efetuaram o primeiro atendimento ao recém-nascido, que apresenta pulsação real do cordão umbilical e com sinais que indicam sofrimento fetal”, comentou Lucilena. “Os alunos consideraram a experiência de extrema importância, que muito contribuiu para a real aprendizagem, trazendo a teoria bem próxima da realidade”, concluiu a professora do CEP/UME.