Alunos da Unifadra participam de Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

O programa, denominado PIBID, é uma proposta da CAPES/MEC e leva o aluno ao campo de atuação de escolas de Dracena e região.
11/04/2019

A Faculdade Unifadra deu início às suas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em agosto de 2018, com vigência até dezembro de 2019. Os alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia já estão atuando em escolas da região e têm, em contrapartida, bolsas de estudo.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Unifadra Profa. Ma. Vanessa Andreto explicou que a proposta apresentada para a CAPES/MEC possui um caráter interdisciplinar entre as áreas de Educação Física e Pedagogia. O PIBID é um programa criado pelo Governo Federal. Diante disso, o objetivo essencial é contribuir para o processo de formação inicial dos estudantes destes dois cursos da Unifadra, levando para a prática docente no contexto da educação básica.

A proposta está em desenvolvimento e tem parceria para sua execução com os municípios de Dracena/SP e Ouro Verde/SP, juntamente com suas Secretarias de Educação. “Desde agosto de 2018, os alunos bolsistas já iniciaram as atividades de formação (leitura e diálogo) e preparação das atividades a serem desenvolvidas nas escolas, que tiveram início no mês de abril de 2019”, explicou Vanessa Andreto.

As escolas parceiras são: Emefi João Vendramini (Dracena/SP) e Emefi Profa. Julia Roseira (Ouro Verde/SP). As atividades são supervisionadas pelos professores bolsistas do município Silvana Ferreira de Souza Balsan, Wladmir Ramos Soares, Solange Aparecida Amolaro da Silva e Jéssica Sena.

Os alunos realizam as atividades nas escolas, constroem relatórios sobre suas experiências e compartilham estas informações em reuniões mensais realizadas com a coordenação do Programa, feita pelas professoras da Unifadra Vanessa Andreto e Marcela Alexandra da Silva. Para mais informações do programa: http://www.fundec.edu.br/unifadra/pibid