CEP/UME oferece formação de referência no curso de Segurança do Trabalho

15/05/2017

Um dos cursos mais tradicionais do CEP/UME, Segurança do Trabalho, atrai alunos de Dracena e região, numa formação ampla voltada ao mercado de trabalho. Segundo Oseias Semencio, coordenador do curso, os profissionais formados pelo CEP/UME se destacam no mercado de trabalho e estão atuando em empresas públicas e privadas. Ainda de acordo com o coordenador, o profissional moderno da área atua num conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do indivíduo. O aluno estuda diversas disciplinas, como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Comunicação e Treinamento, Administração Aplicada à Segurança, Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. O profissional Técnico em Segurança do Trabalho atua em empresas, organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA e os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamentos. Ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores, como fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agroindustriais. A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de normas regulamentadoras, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as Convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.