Olá, acadêmicos, professores, profissionais e convidados.

Chegamos a um dos momentos mais esperados pela Faculdades de Dracena (Unifadra): a apresentação do 12º Encontro Científico da Alta Paulista.

A pandemia pela Covid-19 ainda deixa suas marcas por todo o mundo, em todos os setores, dentre eles a educação. Neste ano, fomos mais uma vez convidados para o enfrentamento de novos desafios: a retomada das atividades acadêmicas presenciais, práticas de estágio e cumprimento de protocolos de saúde.

No entanto, esses não são os únicos desafios a serem enfrentados. Vivemos um ano de muito sofrimento, quando estima-se que mais de duzentos milhões de pessoas estejam precisando de assistência humanitária e proteção. Dentre essas pessoas, muitas estão com fome e em situação de pobreza extrema, vivendo em meio a conflitos armados, bombardeios e sob o impacto da violência e da discriminação.

São tantas as questões humanitárias em pleno século XXI, que cabe aqui uma profunda indagação: estamos realmente vivendo em uma sociedade civilizada ou voltamos à barbárie?

Apesar de muitas ações humanas nos levarem ao temor da barbárie, continuamos acreditando que uma educação crítica e reflexiva poderá transformar o mundo. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, e que ainda é um caminho cheio de desigualdades, mas vamos à luta. Vivemos tempos em que a ciência foi posta à prova. E ela respondeu mostrando ao mundo que sem ela não há vida! Ciência e educação se mostram, portanto, mais do que nunca, inseparáveis e fundamentais para a sociedade.

O Encontro Científico da Alta Paulista favorece esse encontro ao abrir espaços para discussões sobre direitos humanos, igualdade social, inclusão, saúde, humanização, tecnologia, educação e ciência! Tem o desejo de promover o desenvolvimento de um ser humano resiliente, consciente de sua liberdade, responsável pelos seus atos e pelas mudanças em sua comunidade.

Para que essa missão seja alcançada, a sua presença é fundamental. Só poderemos modificar essa situação atual se juntarmos as nossas forças, se lutarmos juntos pelos mesmos ideais, se trabalharmos juntos por uma educação de qualidade, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, pela preservação da saúde e da cultura.

Sejam bem-vindos ao 12º Encontro Científico da Alta Paulista!

Comissão Organizadora XII ECAP

ATENÇÃO

Acesso ao evento
Através de uma conta Google

Inscrições para o evento
Até 03 de Novembro (às 23h59)

Liberação do Gradeamento
Até 04 de novembro

Submissão dos Resumos
De 08/09 a 19/10

Nossos Palestrantes

Laíse Escalianti Del'Alamo Guarda

Luciana Kusumota

Eduard Bendrath

Patricia de Souza Almeida

Tatiana Carvalho Reis Martins

Gustavo Marttos Cáceres Pereira

Fernando Magno

Andre Genaro

João Roberto Vicentini

Lizandra Nascimento Martins

Andréa Frizo de Carvalho Barbosa

Daniele Pavan Martins

Fátima Simone Silva Pereira Consoni

Marco Antônio de Oliveira

Ana Paula Carneiro

Carlos Willian Zanelato Souza

Laízi da Silva Santos

Leandra Rossi

Eduardo Antoniassi Oliveira

8 A 12 de Novembro
de 2021

PROGRAMAÇÃO

Edit

Dr. Eduard Bendrath

Gestão do Esporte na Escola

Doutor em Educação pela UNESP na linha de pesquisa de Políticas Públicas. É líder do Grupo de Estudo em Políticas de Educação Física e Esportes - GEPEFE/UEM/CNPq. É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional (Rede) UEM/UNESP. É avaliador do INEP e atua também como consultor ad hoc para diversas agências de pesquisa e fomento no país. Atualmente, é chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá.

Dra. Luciana Kusumota

A solidão de idosos na era das conexões e redes sociais

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Enfermeira com mestrado, doutorado e livre docência pela EERP/USP e pós-doutorado pela Universidade de Alberta, no Canadá. Áreas temáticas de ensino, pesquisa e extensão: saúde do idoso, enfermagem em nefrologia e qualidade de vida relacionada à saúde de adultos e idosos.

Dra. Patricia de Souza Almeida

Avaliação Psicológica e suas diretrizes

Psicóloga graduada pela FFCLRP-USP, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela FMRP-USP. Especialização em Neuropsicologia - IPOG. Psicóloga Clínica cooperada da UNIPSICO-RP.


Me. Gustavo Marttos Cáceres Pereira

Tríplice dos Dados: a relação entre a Engenharia de Dados, Ciência de Dados e Analytics

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Engenheiro de dados no Will Bank, atuando na Tribo de Growth e trabalhando com toda a orquestração de dados do motor de crédito.


Dr. Andre Genaro

Desafios na Cirurgia Oncológica

Médico especialista em Cirurgia Geral do Hospital dos Servidores do Estado (RJ), em Cirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA (RJ), professor pela Faculdade de Medicina UNOESTE (SP), Coordenador da Unidade de Oncologia do HR de Presidente Prudente (SP) e médico do Hospital do Câncer de Presidente Prudente (SP).


Ma. Ana Paula Carneiro

O texto literário na escola: ler ou contar histórias para as crianças?

Mestra em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Licenciada em Pedagogia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Integrante do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil de Presidente Prudente (SP). Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do texto literário. Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente (SP).


Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira

Entre prosas e poesias: a psicanálise cotidiana

Graduado em psicologia pela Unifadra, possui especialização em psicanálise: práticas clássicas e contemporâneas; especializando em arteterapia. Atualmente é psicólogo clínico bilíngue (LIBRAS) e docente na faculdade de psicologia da Unifadra. Membro associado da UBE - União Brasileira de Escritores, atua na produção de prosa e poesia, sendo autor de dois livros.
Edit

Dra. Tatiana Carvalho Reis Martins

O panorama das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil

Enfermeira, com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL). Atua nas linhas de pesquisa: epidemiologia populacional com ênfase em doenças crônicas não transmissíveis, educação em saúde e atenção primária à saúde.


Esp. Fernando Magno

Inovação Tecnológica e o Desenvolvimento Socioeconômico: o papel do Analista de Sistemas e as oportunidades de empreendedorismo

Historiador, pós-graduando em Gestão de Pessoas, gestor público, com 15 anos de experiência como Secretário Municipal, atuando por diversas pastas. É Diretor Executivo da Incubadora de Projetos de Desenvolvimento Socioeconômico – INPRODSE desde 2006 - empresa com atuação em assessoria e consultoria a municípios nas áreas de gestão pública, planejamento estratégico, desenvolvimento social, diagnósticos socioterritoriais, planos municipais, planos diretores, gestão de pessoas, elaboração de projetos e captação de recursos, capacitações e treinamentos, inovação de rotinas, desenvolvimento econômico e empreendedorismo.


Esp. João Roberto Vicentini

A contribuição da Educação Física nos diversos campos de atuação profissional

Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense de Santa Fé do Sul. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração de Empresas de São José do Rio Preto. Pós-graduado em Gestão Avançada em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós-graduação de São José do Rio Preto. MBA em Gestão Empresarial pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente. Pós-graduando em Psicologia do Esporte pela UNIARA de Araraquara. Gerente adjunto do Serviço Social do Comércio do SESC Thermas de Presidente Prudente.


Dr. Marco Antônio de Oliveira

Câncer de pele: prevenção, diagnóstico e tratamento

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Dermatologia, pelo Complexo Hospitalar Padre Bento, de Guarulhos. Atualmente, é médico assistente do Departamento de Oncologia Cutânea do A.C. Camargo Cancer Center, Fundação Antônio Prudente, em São Paulo (SP).


Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa

Ma. Lizandra Nascimento Martins

Conto Amor, de Clarice Lispector: uma análise "psicoliterária" nas ligações familiares e nas tensões entre individual e coletivo

Andréa
Mestra em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é coordenadora do curso de Psicologia e docente nos cursos de Psicologia e Medicina da Faculdades de Dracena (UNIFADRA).
Lizandra
Doutoranda em Educação pela UNISAL. Mestra em Administração pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal - UNIR. Especialista em Psicopedagogia pela FALC. Graduada em Língua Portuguesa, Inglesa e Respectivas Literaturas pela FAPREVE. Graduada em Pedagogia pela FALC (2015). Tutora em Educação a Distância - EaD na Unifadra.


Ma. Daniele Pavan Martins

Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni

Educação em Valores na Escola

Daniele
Mestra em Educação. Pedagoga com ênfase em Gestão Educacional. Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil. Atua como educadora infantil no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" da Unesp, campus Bauru. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação GEPEDEME-Unesp/Bauru.
Fátima
Graduada em Psicologia e Pedagogia. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Terapia Cognitivo-Comportamental (ITECC). Aperfeiçoamento em Terapia Cognitiva pelo Centro de Terapia Cognitiva-Comportamental (CTCC). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação GEPEDEME-Unesp/Bauru. É mestranda em Psicologia pela Unesp. É também docente da Unifadra e psicóloga clínica.
Edit

Ma. Laíse Escalianti Del Alamo Guarda

Transferência do Conhecimento em Saúde: o uso de intervenções baseadas em evidências para melhoria do cuidado

Doutoranda pelo programa de pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública, da EERP/USP. Mestra em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Bacharel em Enfermagem pela Faculdades de Dracena. Atualmente trabalha com a temática de pesquisa Enfermagem Neonatal, atuando principalmente no cuidado de enfermagem ao recém-nascido e família, dor no recém-nascido, aleitamento materno e transferência do conhecimento.
Edit

Esp. Carlos Willian Zanelato Souza

Esp. Laízi da Silva Santos

Inovação e Tecnologia: refletindo sobre as práticas pedagógicas

Laíze
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE (2020), desenvolvendo a pesquisa intitulada: Aprendizagem Baseada em Projetos: contribuições para os processos formativos em psicologia. Atualmente é bolsista do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (2010). Especialista em Neuropsicologia e as Interfaces com as Neurociências, pela Faculdades de Dracena/Unifadra (2015). Especialista em Psicanálise pela Universidade Dom Alberto (2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Currículos e Tecnologias - da UNOESTE. Professora do curso de Psicologia da Faculdades de Dracena, ministrando as disciplinas de Psicologia e Processos Educativos, Técnicas de Exame Psicológico, Psicologia e Necessidades Especiais e supervisionando o Estágio em Psicologia Escolar.
Carlos
Enfermeiro, mestrando em Educação. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior. Especialista em Saúde Pública. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (CNPq), vinculado ao PPGE da Universidade do Oeste Paulista. Atua como docente da área de saúde e bem-estar no Senac de Presidente Prudente, com foco em metodologias e estratégias ativas. Pesquisador sobre gamificação em processos pedagógicos.
Edit

Dra. Leandra Rossi

A clínica on-line como possibilidade: travessias fenomenológico-existenciais

É formada em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Atuou como psicóloga hospitalar por 8 anos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Foi professora titular dos cursos de Psicologia da UNIARA, UNIP-RP e Centro Universitário Barão de Mauá. Tem Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial pelo IFEN-RJ e está cursando Especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto NUCAFE/Unyleya. Atua como psicóloga clínica há 15 anos em consultório particular, com ênfase em psicoterapia de adultos, terapia de casal e supervisão clínica para psicólogos.

Coral Unifadra

Encerramento

O Coral Unifadra é um projeto institucional que visa difundir a prática do canto coral e seu repertório, motivando a participação de alunos, colaboradores e comunidade de Dracena e região da Alta Paulista. Comemorou 5 anos de existência no último dia 13 de maio e, durante esse período, manteve suas atividades atendendo a alunos de diversas faixas etárias com essa atividade cultural. A regente é a Prof.ª Ma. Sheila Franceschini, mestra em Música pelo Instituto de Artes da Unesp/SP, onde estudou com os mais importantes pesquisadores em pedagogia vocal e performance para o canto.