Sobre o curso

Técnico em Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Requisito: Ensino Fundamental completo
Tempo de duração total: 3 anos (estruturados em três séries sequenciais)
Período: matutino (das 7h às 13h15)
Carga horária total: 3.000 horas (1.800 horas de Formação Geral Básica e 1.200 horas de Formação Técnica e Profissional)
Mensalidade: R$ 499,00 (valor 2022, com material didático)
Coordenação: Prof. Esp. Alexandre de Queiroz


A portaria autorizando o funcionamento do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio foi publicada no dia 1º de junho de 2021, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, página 37.

O curso está estruturado em três séries sequenciais organizadas para o desenvolvimento das competências profissionais (para um rápido ingresso no mercado de trabalho), bem como da formação geral básica (indispensável para o exercício da cidadania e para progredir em estudos posteriores).

Ao final de três anos de estudo, o aluno receberá o diploma com a habilitação de Técnico em Programação de Jogos Digitais (Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação), juntamente com seu histórico escolar de conclusão do Ensino Médio (que permite o acesso a cursos superiores para graduação).

Como requisito para iniciar o curso Técnico em Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental (ou os módulos equivalentes da EJA - Educação para Jovens e Adultos, antigo Supletivo; equivalentes ao Ensino Fundamental).

Como diferencial, este curso utiliza o material didático Maxi, da Somos Educação (que mantém os sistemas de ensino Anglo, Pitágoras, PH, entre outros), o mesmo que é oferecido nas melhores escolas particulares de Ensino Médio. Além disso, o corpo docente conta com professores qualificados que lecionam no Anglo-CID e na Unifadra. Os alunos ainda podem dispor de toda a infraestrutura da Fundec, utilizando laboratórios de informática modernos e bem equipados e acessando a Biblioteca Virtual PEARSON (maior plataforma de e-books universitários e de formação profissional do Brasil​).

Preparamos um profissional com maior capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria e espírito empreendedor, com capacidade de visualização e resolução de problemas, hoje exigências da empregabilidade.

Ao concluir o curso, o aluno deverá ter desenvolvido as seguintes competências técnicas profissionais:
• desenvolver projetos de criação, produção, testes, manutenção e distribuição de jogos digitais;
• desenvolver roteiros e narrativas para jogos;
• utilizar ferramentas de computação gráfica 3D, nas suas diversas áreas de aplicação;
• identificar e utilizar softwares de criação e editoração de áudio e vídeo e de processamento de imagens para a criação de cenários e de personagens para jogos;
• aplicar ferramentas de animação gráfica para personagens e cenários em jogos digitais;
• desenvolver jogos utilizando linguagens de programação orientadas a objetos, bibliotecas e motores (engines);
• ajustar sistemas de jogos para plataformas distintas, em rede de computadores, internet, dispositivos móveis, computadores pessoais e em ambientes com múltiplos jogadores;
• utilizar softwares de gerenciamento de banco de dados;
• executar ações de treinamento e de suporte técnico (a softwares).

A habilitação profissional de Técnico em Programação de Jogos Digitais é um curso de educação profissional nível médio que atende aos dispostos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/96 (LDB), no Decreto Federal nº 5.154/04 e no Decreto 8.268/14, que regulamentam alguns artigos dessa LDB; no Parecer CNE/CEB nº 11/2012 e na Resolução CNE/CEB nº 6/2012, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional de nível técnico; na Indicação CEE/SP nº 08/2000, que trata dessas diretrizes no Estado de São Paulo; Deliberação CEE 162/18, alterada pela Deliberação CEE 168/2019 e demais normas do sistema estadual de ensino.

Mais informações e reserva de vagas: (18) 3821-9000 / 3821-9023 ou (18) 99802-1237 (Whatsapp).


Matriz Curricular

Curso Técnico em Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação


Disciplinas da Formação Geral Básica
- Língua Portuguesa e Literatura
- Arte
- Educação Física
- Língua Estrangeira Moderna - Inglês
- Matemática
- Biologia
- Física
- Química
- Filosofia
- Geografia
- História
- Sociologia
- Level Designer
- User Experience

Disciplinas da Formação Técnica Profissional
- Conceitos de Jogos Digitais
- Introdução a Lógica e Algoritmos
- Programação para Jogos Web I e II
- Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game I II e III
- Programação para Jogos em Dispositivos Móveis
- Projeto de Experiências
- Modelagem 3D e Renderização I e II
- Programação de Jogos em Rede
- Linguagem de Programação para Jogos I e II
- Game Engine 3D
- Fundamentos de Inteligência Artificial para Jogos Digitais
- Programação Orientada a Objetos
- Ética / Cidadania / Marketing
- Técnicas e Linguagens para Banco de Dados
- Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Programação de Jogos Digitais

Mercado de Trabalho

O Técnico em Programação de Jogos Digitais é um profissional que compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais, tais como games for learning (aprendizado baseado em jogos), serious game (“jogos sérios” com objetivo de treinamento nas mais diversas áreas), advergames (jogos para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista), business games (jogos para gestão de negócios), entre outros. Sua atuação permeia diferentes áreas, por exemplo educação, saúde, marketing, gerenciamento de negócios, entre outros.

Entre as capacidades do profissional estão: desenvolvimento, implantação e manutenção em jogos digitais para computadores, consoles e dispositivos móveis; aplicação de técnicas de computação gráfica, modelagem, animação e roteirização; desenvolvimento de ambientes, objetos e modelos a serem utilizados em jogos digitais e implementação de recursos para a acessibilidade e a interatividade entre os usuários e os jogos digitais.

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação. Essa expansão se dá em inúmeros segmentos, pois a tecnologia permeia a vida das pessoas e está cada vez mais presente no cotidiano.

Além disso, os jogos deixaram de ser apenas uma brincadeira lúdica do setor de entretenimento e passaram a ser experimentados em áreas como educação, saúde, marketing, gerenciamento de negócios, entre tantos outros segmentos que ainda estão compreendendo a capacidade que os jogos têm de, por exemplo, transmitir informações, fixar o conhecimento e exemplificar situações - gerando uma crescente demanda por profissionais qualificados em programação de jogos digitais.

E, no Brasil, existe um clima favorável para a produção de jogos digitais (mesmo que tímida num reflexo mundial). De acordo com o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, lançado em 2018 na maior feira de jogos no Brasil, a BIG Festival, o número de empresas produtoras de jogos digitais cresceu de 142 para 375 empresas entre 2014 a 2018 - ou seja, em quatro anos praticamente triplicou. Já a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), em 2020, mostra que 73,4% dos brasileiros dizem utilizar jogos eletrônicos, independentemente da plataforma - um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.

Outros dados apontam que o Brasil aparece como o maior consumidor de games na América Latina - e este é um setor que expande suas fronteiras independentemente das condições econômicas do país. Das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação. Ou seja, na área de tecnologia, o mercado de trabalho se mantém sempre aquecido e com uma forte demanda por profissionais especializados, com crescentes oportunidades para a atuação de Técnicos em Programação de Jogos Digitais.






(18)3821-9000

(18)3821-9023

OUVIDORIA