Secretário de Estado de Educação homologa deliberação para o uso de EAD para todos os níveis de escolas paulistas

Fundec já trabalha com ensino a distância nas unidades escolares Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra.
19/03/2020

Na noite desta quarta-feira, dia 18 de março, o Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) aprovou a deliberação 177/2020 que autoriza instituições vinculadas a ele a fazer o uso da modalidade EAD (ensino a distância), visando à reorganização dos calendários escolares. A medida foi tomada com aval do Secretário de Estado de Educação Rossieli Soares da Silva, em virtude da suspensão das aulas devido ao surto global do COVID-19 (coronavírus). De acordo com o presidente do CEE-SP Hubert Alquéres, ficam autorizadas a realizar atividades não presenciais as escolas públicas ou privadas de Educação Básica e de Ensino Técnico do Estado de São Paulo. Para as universidades, centros universitários e faculdades públicas estaduais e municipais vinculadas ao CEE-SP, também estão estendidas as normas dessa deliberação na forma como couber, com exceção para as atividades de aprendizagem supervisionada em serviço para os cursos na área da saúde, para as práticas profissionais em estágios e atividades em laboratórios.
Em Dracena, as unidades mantidas pela Fundec já estão organizadas para adotar essas providências que buscam minimizar a suspensão das atividades dos alunos. "O Conselho Estadual de Educação, por meio de seu colegiado e, num amplo e produtivo debate, traz uma luz importante para a Educação Paulista em todos os seus níveis, garantindo com essa deliberação, mais tranquilidade para as instituições, neste momento delicado e de incertezas por que passa o País”, comentou o diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai.
Com as aulas suspensas desde o dia 17, o Anglo-CID preparou uma série de atividades para educação on-line, utilizando a plataforma digital Plurall. Essa forma de ensino já é usada pelos ensinos fundamental II e médio do Colégio desde 2018 para conteúdos extrassalas, usados para completar as aulas e qualificar o ensino.
Com esse recurso disponibilizado pelo Sistema Anglo de Ensino, queremos construir um ambiente de sala de aula virtual completo para que os alunos não tenham nenhum prejuízo em sua aprendizagem. As aulas serão para todos os alunos do Colégio, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A partir do dia 24/03, a ferramenta do Google Hangouts será integrada ao Plurall para interação ao vivo entre professores e alunos. Assim, os professores poderão elaborar as dinâmicas de turma da forma mais adequada para o ensino e aprendizagem. O Anglo-CID disponibilizará atividades e conteúdos de aula para os alunos estudarem em casa.
A diretora do Anglo-CID Eulália Fava destacou que ajudar seus filhos a estudar em casa será agora, mais do que nunca, uma tarefa a qual a família terá que se dedicar. “Estamos organizando diferentes estratégias para garantir que os estudos continuem da melhor maneira possível, mas é preciso que os pais ajudem seus filhos com o planejamento das atividades diárias. Estipulem os horários certos para cada matéria, estabeleçam claramente a rotina para que as atividades não sejam deixadas para depois”, explicou a diretora.
O diretor do Sistema Anglo de Ensino Paulo Moraes reforçou que “a plataforma Plurall Maestro vai ser a nossa grande relação com o aluno. Muitas escolas que já suspenderam [as aulas] estão utilizando com grande sucesso a plataforma. Disponibilizamos uma série de elementos novos na plataforma. […] estamos criando uma aba onde o professor vai poder desenvolver aulas on-line. […]”
No período de 18 a 20 de março (de quarta a sexta-feira), os professores do Anglo-CID estarão colocando na plataforma do Plurall, no item Plurall Maestro, atividades de revisão dos conteúdos já estudados para que sejam realizadas no decorrer desta semana. A equipe gestora do Anglo-CID está à disposição para auxiliar pais e alunos com a plataforma virtual. O atendimento da escola está sendo feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Os cursos superiores da Unifadra já utilizam a plataforma EAD em seus cursos presenciais e irá ampliar conteúdos mediados por tecnologia. Agora, com a medida de caráter emergencial, os alunos terão atividades e conteúdos disponibilizados na plataforma on-line para garantir a continuidade do ensino, assegurando essa forma de compensação de aulas com qualidade.
Os cursos técnicos do CEP/UME também são credenciados pelo CEE-SP para a oferta de cursos a distancia e está desenvolvendo conteúdos on-line para os alunos.