DIA 20 DE MAIO - DIA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

20/05/2020

Comemorado em 20 de maio, o Dia do Técnico em Enfermagem encerra a Semana Nacional da Enfermagem.

A coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do CEP/UME Profa. Esp. Lucilena Esteves explicou que, no passado, a Enfermagem era treinada na prática com as profissionais mais velhas, que cuidavam dos doentes como as circunstâncias permitiam. Na atualidade, o curso Técnico em Enfermagem qualifica o profissional com técnicas modernas para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

Com infraestrutura ampla e moderna, utilizando de tecnologia avançada, o curso Técnico em Enfermagem do CEP/UME é um dos cursos mais antigos da Fundec, em funcionamento há mais de 45 anos, visa formar profissionais com excelência em conhecimentos teóricos e práticos. “Além das aulas nos laboratórios da área da Saúde que a Fundec possui, os alunos fazem os estágios supervisionados em ambientes hospitalares, nas unidades básicas de saúde e no CAPS”, destacou a coordenadora Lucilena. Os alunos se envolvem com a comunidade em ações da região, como em campanhas de vacinação, visitas domiciliares rurais e urbanas, visitas à Casa dos Velhos de Dracena para momentos de afeto e carinho, aferição de pressão arterial (PA) e glicemia capilar (diabetes), em atividades externas.

“Com ações de orientação sobre qualidade de vida em praças públicas, igrejas, feira livre, Sipats e no projeto Família na Escola, os alunos participam de interações em equipes e aprendem a cuidar dos pacientes com humanidade e responsabilidade”, acrescentou Lucilena.
A Fundec tem sido referência educacional na área da Saúde, contando com laboratórios e corpo docente que proporcionam aos estudantes uma formação que se destaca no mercado de trabalho.

Enfermagem é dedicar atenção total a cada paciente, todos os dias, doar-se com amor, competência e ética. É uma missão, por lidar com seres humanos, é então um cuidar com dedicação, atenção e, principalmente, respeito ao próximo. A Fundec parabeniza todos os profissionais da área pela data!

Foto: Alunos do curso Técnico em Enfermagem do CEP/UME.