CEP/UME apresenta novo laboratório moderno para Jogos Digitais

O laboratório será utilizado pelos alunos do Ensino Médio Integrado
14/03/2023

Alta tecnologia, modernidade e atualidade! Assim é o novo laboratório do CEP/UME que será utilizado pelos alunos do Ensino Médio para programação de Jogos Digitais a partir da próxima quinta-feira (16). O novo modelo de ensino do CEP/UME permite que o aluno faça o Ensino Médio e o Técnico em Programação de Jogos Digitais ao mesmo tempo, no período matutino.

Com computadores gamers de alta tecnologia, o laboratório será um espaço de amplo aprendizado para os alunos do CEP/UME. São equipamentos munidos de processadores Ryzen 7 5800X, 8-Core, 16-Threads, 3.8 GHz, 32GB de RAM DDR4 3200 MHz, SSD NVMe2 de 1TB, monitores gamers Agon 32” curvos , teclado mecânico switch blue, headset Motospeed G919. Os alunos também terão acesso a periféricos como volante e pedal Logitech g29, óculos de realidade virtual Quest 2 Advanced 128GB, manche de simulação de voo ThunderMaster Captain Pack Airbus Edition.

O coordenador Prof. Me. Alexandre de Queiroz explicou que os computadores gamers de alta tecnologia e outros equipamentos disponíveis no laboratório oferecerão uma experiência de aprendizado única para os alunos do CEP/UME. Esses computadores são capazes de lidar com tarefas computacionais exigentes, como jogos de alta qualidade e simulações de computador intensivas. Os monitores curvos de 32” oferecem uma experiência imersiva, permitindo que os alunos mergulhem completamente na programação dos jogos ou outras atividades que estiverem realizando.

No geral, esses equipamentos avançados e periféricos oferecerão um ambiente de aprendizado emocionante e enriquecedor para os nossos alunos, permitindo que eles explorem conceitos e habilidades de computação de maneiras novas e criativas.

“Nosso curso é inclusivo e imersivo, levando o aluno a um mundo novo de descobertas, unindo tecnologia à qualidade do Ensino Médio, preparando o aluno para o mundo e o mercado de jogos. A conquista desse novo laboratório do CEP/UME traz para Dracena e região a expansão dos conhecimentos e aprendizagem, para que os nossos alunos possam ter uma carreira promissora no mundo das novas tecnologias”, completou o Prof. Alexandre.

A diretora do CEP/UME Cátia Cilene Afonso acrescenta que “o laboratório não vai ser apenas para as aulas de programação e desenvolvimento. As disciplinas do Ensino Médio também terão atividades no laboratório para que os alunos percebam a relação de Geografia, História e Química, por exemplo, com esse mundo digital e entendam a necessidade desses conhecimentos no universo dos jogos digitais”.

A primeira turma do Ensino Médio Integrado a Jogos Digitais teve início em 2023 e, segundo a diretora, “já devemos abrir a reserva de vagas para a turma de 2024 no próximo mês de abril”, finaliza.

Ensino Médio Integrado a Jogos Digitais
: (18) 3821-9004 ou (18) 99802-1237 (Whatsapp)

MERCADO DE TRABALHO PARA PROGRAMADOR EM JOGOS DIGITAIS
O mercado de jogos digitais é um setor em constante crescimento e evolução. De acordo com relatórios da indústria, o mercado global de jogos digitais deve atingir US$ 300 bilhões em receitas até 2025, impulsionado pelo aumento das vendas de smartphones e consoles, bem como pelo crescente interesse em jogos de realidade virtual e aumentada.

No Brasil, o mercado cresceu rapidamente nos últimos anos e, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022, realizada pela agência Sioux, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Offerwise, 74,5% da população que tem acesso à internet e algum dispositivo digital teve contato com jogos digitais, o que equivale a mais de 100 milhões de jogadores no país. Isto se intensificou nos últimos anos, também, devido à pandemia. Aqui, o mercado é diverso e inclui uma ampla variedade de formatos e gêneros. Os jogos para celular Free Fire, PUBG Mobile e Mobile Legends: Bang Bang são os mais populares. Além disso, os jogos de PC e console como League of Legends, Minecraft e Grand Theft Auto V, são alguns dos mais jogados.

Os jogos digitais estão se tornando cada vez mais imersivos e realistas. Jogos de realidade virtual e aumentada estão ficando cada vez mais populares, oferecendo experiências mais envolventes e inovadoras além de serem inseridas em outras áreas do mercado como na engenharia, arquitetura, medicina, dentre outras.

O crescimento do mercado de jogos digitais no Brasil também está impulsionando a criação de empresas desenvolvedoras de jogos e a realização de eventos relacionados a jogos digitais, como a Brasil Game Show, que pretendemos visitar no final do ano em conjunto com o curso de TADS da Unifadra, que é o maior evento de jogos da América Latina.