Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) congratula a Fundec pelos seus 50 anos

11/06/2018

Durante a última sessão plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP), o conselheiro Francisco José Carbonari congratulou a Fundec pelos seus 50 anos e agradeceu a homenagem recebida em Dracena.
Carbonari foi presidente do Conselho Estadual de Educação e também atuou como secretário adjunto na Secretaria Estadual de Educação. Atualmente é conselheiro do CEE/SP e foi um dos homenageados nos 50 anos da Fundec, quando recebeu a Condecoração de Mérito Educacional, maior honraria concedida pela instituição a quem contribui direta ou indiretamente com a Fundação.
“O professor Carbonari era presidente do Conselho quando o curso de Medicina foi aprovado para a Unifadra. Ele sempre apoiou o projeto, para que o curso fosse instalado em Dracena”, comentou Edson Kai, diretor executivo da Fundec.
Kai ainda disse que a Fundec, além de vinculada ao órgão paulista, comunga das mesmas ideias e valores do CEE, como ética, moral, bons costumes, cooperação, cidadania, valores que agregam na formação humana.
O diretor ainda disse que foi entregue um exemplar da revista dos 50 anos da Fundec à presidente do Conselho Estadual de Educação Bernardete Gatti, que também parabenizou a Fundação pela data.
Edson Kai está como membro efetivo do Conselho Estadual de Educação, cuja indicação foi feita pelo ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) é um órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado paulista. É quem estabelece regras para todas as escolas de todas as redes - estaduais, municipais e particulares - de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao CEE orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos. Esta atribuição lhe é dada tanto pela Constituição Estadual quanto pela lei que o criou em 1963.
Trata-se de órgão simultaneamente de esclarecimento e de proposta de soluções, e assim pode exercer sua missão mais alta, tendo como interlocutores governo e comunidade, no objetivo maior de qualificar a educação paulista, pública e privada, de todos os níveis. Possui 24 conselheiros, com mandatos de três anos.
Sua natureza e função são orientar a comunidade - população, escolas, instituições mantenedoras, profissionais da educação - sugerindo, acompanhando e avaliando políticas, descentralizando decisões. Deve atuar com autonomia que favoreça a descentralização e fixar, por meio de Pareceres e de Indicações, os princípios e os parâmetros educacionais que definam os objetivos que devem balizar a elaboração do Plano Estadual de Educação.