A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi constituída como órgão de coordenação, condução e
articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e
de prestação de informações à comunidade da Faculdades de Dracena/Unifadra e ao Sistema Nacional
de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).
O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da
Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
(CONAES).
Desde 2018 a CPA desenvolve seu projeto de autoavaliação visando ao acompanhamento avaliativo
das dimensões institucionais e à institucionalização de práticas de avaliação, que compreendem o
aprimoramento das análises de resultados de avaliação com vistas à orientação de ações gestoras.
Em atendimento à legislação vigente, a CPA é composta por representantes dos docentes, dos
estudantes, dos técnico-administrativos e da sociedade civil organizada.
Os Relatórios de Autoavaliação Institucional construídos pela CPA se fundamentam em dados
fornecidos por diversos setores e/ou resultantes de procedimentos de coleta. As informações e
análises avaliativas contidas nesses relatórios são legitimadas pela comunidade e divulgadas
interna e externamente.
A CPA pretende gradualmente o envolvimento de todos – alunos, professores, funcionários,
gestores e egressos – na avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de
autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela
comissão, com a finalidade de coletar dados para o programa, e, por fim, a elaboração do
Relatório de Autoavaliação Institucional.