As Faculdades de Dracena (UNIFADRA) são mantidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura – FUNDEC
» Em julho de 1969, estava autorizada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e realizava o seu primeiro vestibular com a oferta dos Cursos de Ciências, Pedagogia, Letras e Matemática – marco inicial de sua existência.
Pioneira na região da Alta Paulista, atendia toda esta região e outras, com vestibulares anuais, e com sua fidelidade social ajudou e continua ajudando nossos jovens a alcançar o ensino superior.
» Em 1973, a Fundec em homenagem ao Ministro da Educação, alterou a denominação desta instituição de ensino para Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra”.
» Em 1997, foi autorizada a criação da Faculdade de Artes, iniciando com a oferta do Curso de Educação Artística.
» Em 1999, com alterações introduzidas na educação superior, foi solicitado que houvesse um único regimento para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra” e para a Faculdade de Artes. A solicitação foi aceita e houve a união das duas instituições sob a denominação de FACULDADES DE DRACENA.
» Em 2003, através de pedido processual, foi reconhecido o vínculo das Faculdades de Dracena (Unifadra) com o Conselho Estadual de Educação de São Paulo – CEE/SP, ou seja, esta instituição passou a cumprir as determinações do CEE/SP.
» A partir de 2004, esta instituição iniciou uma evolução que será indelével nos anais de sua história, erguendo-se de um estado letárgico para um crescimento planejado e audaz, o qual traçou uma trajetória vertical e alavancou a autoestima, o espírito de empreendedorismo e principalmente a excelência do ensino ofertado.
Também neste ano, através da Portaria CEE/GP nº. 168/2004, foi concedido o Credenciamento do Instituto Superior de Educação.
» Em 2006, o trabalho esmerado voltado para a adequação e modernização das estruturas, da dedicação de transformar o aprendizado estudantil em meta prioritária, adquirindo equipamentos, acervo bibliográfico, recursos multimídias, contratando corpo docente com mais de 70% detentores da titulação de livre-docência, doutorado e mestrado, redundou na conquista no Conselho Estadual de Educação do RECREDENCIAMENTO DAS FACULDADES DE DRACENA POR CINCO ANOS - PORTARIA CEE/GP Nº. 394/2006.
» Em 2007 e 2008, a UNIFADRA ajustou e aprimorou a oferta do ensino, sedimentou a formação do perfil dos egressos, qualificando-os para corresponderem à formação profissional desejada, se destacando em toda a região em decorrência da excelência do ensino ofertado, calcado num corpo docente altamente qualificado que milita em excelentes estruturas físicas e dispõe de recursos pedagógicos constantemente atualizados.
» Em 2009 e 2010, a instituição ajustou e sedimentou normas para a mantença e crescimento da demanda escolar na razão direta de uma constante melhoria dos cursos em todos os sentidos, bem como, da adequação de suas estruturas.
» Em 2011, o esforço e a constante procura de melhorias tiveram um merecido resultado, obtendo os seguintes RECONHECIMENTOS: CURSO DE SERVIÇO SOCIAL POR TRÊS ANOS e CURSO DE COMPUTAÇÃO POR TRÊS ANOS. Também foram obtidas as seguintes renovações de RECONHECIMENTOS: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR CINCO ANOS – CURSO DE MATEMÁTICA POR CINCO ANOS – CURSO DE ARTE POR CINCO ANOS – CURSO DE PEDAGOGIA POR TRÊS ANOS.
» EM 2012, pelo Parecer CEE Nº 26/12, publicado no DOE em 01/03/2012, as FACULDADES DE DRACENA, coroando a sua dedicação e esmero na oferta de um ensino de qualidade, obtiveram o RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PELO PRAZO DE CINCO ANOS.
Também em 2012 as Faculdades de Dracena climatizaram todas as suas dependências.