Fundec comemora 52 anos

13/05/2020

A Fundação Dracenense de Educação e Cultura, mantenedora das unidades escolares Colégio Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra, completa hoje 52 anos. É uma instituição que tem a finalidade de promover cultura e educação para crianças, jovens e adultos, nos níveis fundamental, médio, técnico-profissionalizante e superior. Suas escolas levaram e continuam levando educação para milhares de famílias, em todas as etapas da vida, hoje para todo o país.

E essa longa trajetória só foi possível por existirem colaboradores, diretores, professores, alunos e familiares que acreditaram nessa missão de educar e qualificar pessoas em todos os níveis, com qualidade e responsabilidade social.

Ao longo de seus 52 anos, foram inúmeros programas sociais construídos com base em conhecimentos científicos de suas unidades escolares. A Fundec mantém programas gratuitos para a comunidade como a Clínica Psicológica, que está de casa nova, num ambiente maior, mais próximo do prédio da Unifadra. O local é destinado aos alunos do curso de Psicologia que utilizam o espaço para a prática acadêmica e a prestação de serviço à comunidade. O Inclusão Digital (para crianças de 4 e 5 anos) também é outro programa social mantido pela Fundec. Em parceria com a Prefeitura Municipal, oferece os programas sociais Parkinson, Viva a Vida (para pacientes hipertensos e diabéticos), além da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade - que também tem como parceira a UNESP). Pela parceria com a Prefeitura de Dracena, com o Poder Judiciário e o IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia), os cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina participam da perícia médica legal e de perícias de investigação de vínculo genético (exame de DNA) nos processos judiciais em tramitação ou nos procedimentos de competência do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). A comunidade também é beneficiada com os atendimentos dos alunos de Medicina, Enfermagem e Técnico em Enfermagem, que cumprem seus estágios práticos, colaborando de forma direta em diferentes unidades de saúde da microrregião de Dracena.

A Fundec agradece todas as instituições parceiras presentes em sua trajetória, em especial à Prefeitura Municipal de Dracena, à Câmara Municipal e ao Poder Judiciário, que estiveram e estão ao seu lado durante as conquistas.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundec Décio José Esteves destacou que a Fundec, comprometida com a educação, faz do conhecimento, em suas múltiplas áreas e vertentes de investigações científicas, o seu principal instrumento no território do ensinar e do aprender, sem se esquecer do seu bem maior: o aluno. “A instituição sempre pautou por uma educação humanizada, pois entende que por trás de cada profissional formado existe um ser humano social, dotado da razão e da emoção”, acrescentou o presidente.

O diretor executivo da Fundec destacou que a instituição tem investido, nos últimos anos, em estrutura e infraestrutura modernas para suas escolas, com novas tecnologias e elaboração de projetos pedagógicos atuais, aquisição de sistemas de ERP (gestão integrada) e ferramentas educacionais. “O mundo vem mudando e estamos acompanhando essa evolução, trazendo a educação do futuro para nossos alunos”, comentou Edson Kai.

Uma grande obra de revitalização de sua estrutura nas unidades Colégio Anglo-CID e Unifadra será concluída em breve. Mas a Fundec não pára! O CEP/UME também receberá revitalização em sua estrutura.

Nesses últimos anos, foram feitos investimentos e melhorias em todos os cursos superiores.

Neste sentido, a instituição também iniciou o processo de internacionalização. Alunos do curso de Psicologia, Pedagogia e Enfermagem têm realizado intercâmbios em universidades de Portugal.

Os cursos de Letras, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social da Faculdade Unifadra de Dracena também se destacam no Guia do Estudante (GE), recebendo selos pela qualidade de ensino que promovem.

Foram e estão sendo construídos vários laboratórios de saúde totalmente dotados de equipamentos tecnológicos de última geração e de alto custo, como simuladores realísticos, mesas simuladoras de anatomia 3D, aparelhos completos para procedimentos e práticas cirúrgicas, equipamentos para habilidades médicas, morfologia, bibliotecas virtuais com acervos digitais, entre outros.

A aquisição de plataformas de ensino a distância tem reafirmado o compromisso da Fundec com a melhor educação, beneficiando diretamente alunos de todos os cursos superiores e unidades mantidas pela Fundec, trazendo também para a equipe administrativa, gestora, professores e estudantes ferramentas como o Google For Education para somar ainda mais.

São mais de cinco décadas impactando a Educação de toda a região! A Fundec comemora seus 52 anos agradecendo a todos que participaram dessa história. São 52 anos de grandiosos motivos de orgulho!