No Anglo-CID, o contraturno é tempo de protagonismo, criatividade e aprendizado significativo. Disponibilizamos aos nossos alunos, sem custo adicional, diferentes projetos, pois investimos no presente para transformar o futuro.
Muito mais do que aprender passos e coreografias, o projeto Anglo Dance é uma oportunidade para os alunos desenvolverem expressão corporal, criatividade e sensibilidade artística.
Dança como linguagem e forma de aprendizado
Durante o ano letivo, os alunos participam de atividades rítmicas, expressão facial e corporal, musicalidade e estudo de músicas escolhidas para os trabalhos coreográficos. A dança é usada como meio para explorar sentimentos, histórias, poesias e até mesmo conteúdos interdisciplinares, conectando arte, literatura e interpretação teatral em uma única linguagem: o corpo.
Formação integral por meio do movimento
Entre os principais objetivos do projeto estão:
- Estimular a consciência corporal e emocional das crianças;
- Trabalhar movimentos dirigidos e espontâneos, com diferentes ritmos, direções e níveis;
- Incentivar a criatividade e a improvisação;
- Relacionar elementos da literatura com a dança, explorando sentimentos como alegria, tristeza, surpresa e encanto;
- Desenvolver a capacidade de comunicar ideias e emoções sem palavras, promovendo empatia e autoconfiança.
Mais que aulas, momentos inesquecíveis
Ao longo do ano, os alunos têm a oportunidade de se apresentar em eventos internos e externos, vivenciando o palco como um espaço de expressão e superação. Essas experiências fortalecem o senso de responsabilidade, a autoestima e o trabalho em equipe.
O projeto Anglo Esporte oferece aos alunos do colégio uma experiência rica em atividades físicas, que vão além do desenvolvimento motor: trabalham disciplina, trabalho em equipe, respeito e superação.
Muito mais do que jogo – é formação para a vida
Sob orientação de professores de Educação Física e com apoio de alunos monitores, o projeto estimula a prática esportiva como ferramenta de desenvolvimento integral, fortalecendo habilidades técnicas e sociais essenciais para a vida em sociedade.
Modalidades trabalhadas
- Futsal: técnicas, fundamentos e trabalho em equipe.
- Vôlei: coordenação, estratégia e cooperação.
Além das aulas, os alunos participam de torneios internos e interclasses, e também de competições entre escolas, promovendo momentos de integração e incentivo ao espírito esportivo.
Benefícios para o desenvolvimento dos alunos
- Aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas;
- Incentivo à convivência com diferentes faixas etárias, favorecendo a empatia e o respeito mútuo;
- Promoção de valores como disciplina, responsabilidade e cooperação;
- Fortalecimento da autoestima e da autonomia por meio dos desafios esportivos.
Muito além da quadra: valores que acompanham o aluno para a vida
O projeto vê o esporte como uma poderosa ferramenta educacional. Cada partida, cada treino, é também um exercício de convivência, foco, resiliência e superação – valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes, equilibrados e preparados para o futuro.
No Anglo-CID, cada aluno importa. Por isso, o projeto Aprendendo Mais foi criado para oferecer reforço escolar focado e eficiente, atendendo alunos que apresentam dificuldades em leitura, escrita e matemática. Além disso, neste projeto é realizado o nivelamento em espanhol, para atender aos alunos que não cursaram esta disciplina em suas escolas anteriores. O projeto é realizado de março a novembro, em horários alternativos às aulas regulares, garantindo o suporte necessário sem comprometer a rotina escolar.
Apoio real, no tempo certo
Por meio da formação de grupos de estudos, o projeto busca corrigir lacunas de aprendizagem que não foram superadas pelas ações de recuperação contínua realizadas em sala. As dificuldades são diagnosticadas com o apoio de professores e coordenadores, o que permite um acompanhamento realmente direcionado.
Como funciona?
- Aulas em grupos reduzidos, com atenção individualizada.
- Metodologias diversificadas, adaptadas às necessidades de cada aluno.
- Foco em leitura, escrita, cálculo e interpretação matemática.
Benefícios para o aluno
- Melhora significativa na compreensão e rendimento escolar.
- Reforço da autoconfiança e autonomia nos estudos.
- Redução da defasagem de aprendizagem, com resultados observados nas avaliações e médias bimestrais.
- Acompanhamento constante por professores e coordenação.
Compromisso com o desenvolvimento completo
Mais do que reforçar conteúdos, o projeto Aprendendo Mais mostra aos alunos que é possível superar desafios com apoio e dedicação. Uma oportunidade de retomar a segurança nos estudos, melhorar o desempenho escolar e fortalecer a trajetória acadêmica.
No Anglo-CID, a música é uma aliada no desenvolvimento global dos alunos. Com o projeto Canções, os estudantes têm a oportunidade de explorar a linguagem musical de forma prática, expressiva e divertida, por meio do contato direto com instrumentos variados, canto coral e apresentações musicais.
Música como ferramenta de desenvolvimento
Mais do que aprender a tocar um instrumento, os alunos despertam sensibilidade, criatividade, concentração, memória e senso de grupo, ao mesmo tempo em que desenvolvem a autodisciplina e o respeito ao próximo. A música é tratada como um canal de expressão e socialização, valorizando a cultura e o gosto musical de cada estudante.
Como funciona?
- Aulas no período da tarde, com professores e monitores.
- Os alunos escolhem o instrumento de sua preferência: violão, violino, ukulele, guitarra, saxofone, teclado, bateria ou canto coral.
- As atividades incluem aulas práticas, leitura musical, ensaios individuais e em grupo.
Benefícios para o aluno
- Estímulo ao prazer pela música e formação de apreciadores conscientes.
- Desenvolvimento da percepção auditiva, coordenação motora e expressão emocional.
- Participação em apresentações artísticas, com destaque para o recital de encerramento do ano letivo.
Além das aulas de robótica previstas no calendário letivo desde o 1º ano do Ensino Fundamental, o Anglo-CiD também oferece o projeto Robótica voltado aos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.
Mais do que aprender sobre tecnologia, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe, comunicar ideias, respeitar lideranças, organizar tarefas e lidar com desafios. A proposta é alfabetizar tecnologicamente as crianças e prepará-las para compreender e interagir de forma crítica e criativa com o mundo à sua volta.
Mais que robôs: formação para a vida
No projeto, os alunos participam de torneios com desafios que envolvem ciência, tecnologia e trabalho em equipe, entre eles, o TBR - Torneio Brasil de Robótica. O TBR propõe uma jornada de aprendizado em equipe, na qual os estudantes devem criar soluções para problemas reais, a partir de um tema anual proposto pela ONU/UNESCO.
Com modalidades adaptadas à faixa etária dos alunos, o foco está no protagonismo estudantil, no uso da tecnologia com propósito e na construção de competências essenciais para o mundo contemporâneo. Os alunos desenvolvem projetos inovadores com impacto real.
Valores que norteiam a jornada
- Respeito, empatia e trabalho colaborativo.
- Organização, protagonismo e aprendizagem constante.
- Iniciativa, criatividade e responsabilidade social.
- Consciência ambiental e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Como funciona
Ao longo do ano, os alunos formam equipes e, com o apoio de um técnico (professor) e de um mentor (gestor ou educador), desenvolvem projetos e protótipos robóticos para resolver desafios reais inspirados no tema proposto. As competições são divididas em fases regionais e nacionais, com avaliações em cinco grandes áreas:
- Mérito Científico: identificação de um problema e proposta de solução inovadora.
- Organização e Método: gestão da equipe e execução do projeto com responsabilidade.
- Tecnologia e Engenharia: construção e programação de robôs para desafios práticos.
- Desafios Práticos: são tarefas, inspiradas no tema do ano, que o robô precisa realizar em uma mesa de competição. Cada missão dura dois minutos.
- Desenvolvimento Humano: responsabilidade social e consciência ambiental.
Competição com propósito
No TBR, apenas os alunos participam ativamente, fortalecendo sua autonomia e autoconfiança. Ao final, as equipes recebem um feedback completo, analisando seus pontos fortes e o que pode ser aprimorado.
No Anglo-CID, o xadrez é muito mais que um jogo: é uma ferramenta pedagógica que estimula o raciocínio, a concentração e a tomada de decisões para alcançar um objetivo. Ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais de forma lúdica e significativa.
Por que ensinar xadrez?
O xadrez melhora o desempenho escolar, ajuda na organização do pensamento e favorece a convivência entre os colegas. Ao aprender as regras e estratégias do jogo, os alunos também aprendem a respeitar regras, lidar com desafios e pensar antes de agir — habilidades valiosas dentro e fora da sala de aula.
Habilidades trabalhadas
- Concentração e paciência
- Raciocínio lógico e resolução de problemas
- Tomada de decisões e responsabilidade pelas escolhas
- Imaginação estratégica e criatividade
- Respeito, convivência e autonomia
Sobre as aulas
As aulas são realizadas em duplas ou pequenos grupos. Os alunos aprendem desde os movimentos básicos das peças até noções táticas como o xeque-mate, sempre com orientação do professor e atenção ao ritmo de aprendizagem de cada um. A prática é adaptada sempre que necessário, para garantir que todos avancem em seu próprio tempo.
O Anglo-CID, em parceria com a Unifadra, promove o projeto Kid Class, um programa social de inclusão digital gratuito voltado para crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil de escolas públicas e particulares de Dracona. Realizado uma vez por semana, no período de contraturno da criança, o programa aproxima os pequenos do universo da tecnologia de maneira lúdica, segura e pedagógica.
Tecnologia a favor da alfabetização
As crianças participam semanalmente de aulas no laboratório de informática, onde utilizam o software Visual Class com atividades interativas nas disciplinas de Português e Matemática, sempre alinhadas ao conteúdo visto em sala de aula. Esse contato direto com os recursos digitais potencializa o processo de alfabetização e o raciocínio lógico, além de desenvolver habilidades cognitivas e emocionais desde cedo.
Educação tecnológica com propósito
- Introdução ao uso consciente, seguro e produtivo da tecnologia.
- Estímulo à curiosidade, pensamento crítico e autonomia.
- Fortalecimento da parceria com as famílias, ao conscientizar sobre o papel da tecnologia na formação das crianças.
Aulas com atenção individual
As aulas são realizadas em um laboratório equipado com 16 computadores, garantindo que cada criança utilize um equipamento individualmente. As atividades são conduzidas por uma professora especializada e dois monitores, que acompanham de perto o desenvolvimento de cada aluno.