Alunos do Colégio Anglo-CID são premiados no Canguru de Matemática

Este é o maior concurso de matemática do mundo, com participação de cerca de 6 milhões de estudantes em quase 90 países
23/06/2021

Definido por um de seus fundadores como um “jogo-concurso”, o Canguru de Matemática é voltado aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O concurso é realizado anualmente, em nível nacional, sempre no mês de março. Neste ano, os alunos do Colégio Anglo-CID fizeram a prova pela modalidade on-line.

Os estudantes, divididos em seis categorias etárias, têm 90 minutos para resolver 24 ou 30 testes de múltipla escolha - e conquistam medalhas aqueles que obtiverem uma média de nota em cada nível de ensino.

Segundo a Profa. Ma. Rosana Ramos Socha, responsável pelo Canguru de Matemática no Colégio Anglo-CID, “para respostas certas os alunos somam pontos, com respostas erradas alguns pontos são descontados, mas é possível marcar ‘X’ quando o aluno não sabe responder - o que não acrescenta e nem desconta pontos. Com esse mecanismo, já aconteceu de um aluno marcar vários “xis” e ainda assim receber medalha, porque tudo que ele respondeu estava correto e sua média foi alta”, acrescenta.

Em 2021, o Brasil teve cerca de 400 mil participantes, e Fernanda Silvério, aluna do 5º ano do ensino fundamental do Anglo-CID, conquistou medalha de prata!

Também mereceram a menção honrosa os alunos: Aime Possari (5º ano), Ana Sofia Rigazzo (6º ano), Heloísa Vieira (6º ano), Beatriz Osaki (8º ano) e Eduardo Silvério (9º ano), além dos alunos do ensino médio Letícia Giaretta (2º ano) e Ana Clara Nenartavis (3º ano).

A Profa. Ma. Rosana ressalta que “esse concurso amplia os conhecimentos matemáticos, contribui para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis e incentiva o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática e desenvolvendo a capacidade deles de obter prazer e satisfação por meio dos estudos”.

Além disso, de acordo com os organizadores do Canguru de Matemática Brasil, “os problemas apresentados no Canguru levam crianças e jovens a pensar nas possíveis estratégias e caminhos para a solução. Costumam atrair muito a atenção dos participantes, porque são diferentes dos exercícios normalmente propostos pelos professores no cotidiano escolar, pois despertam a curiosidade e o espírito inquisitivo dos estudantes”.

“Os alunos vêm conquistando medalhas todos os anos e a participação tem incentivado e aumentado o interesse nos estudos nessa área. Parabéns aos alunos participantes e à medalhista”, finaliza a Profa. Ma. Rosana.

A diretora do Colégio Anglo-CID, Eulália Pires Fava, destacou: “as olimpíadas são um momento de aprendizado e também uma oportunidade para os alunos demonstrarem a aquisição de seus conhecimentos matemáticos. O Canguru de Matemática permite que alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental iniciem sua caminhada de treinos e de conquistas de medalhas. As medalhas aguçam o desejo da participação e desenvolvem as habilidades e competências matemáticas para que esses alunos cheguem ao 3º ano do ensino médio com um volume de aprendizado significativo e muito satisfatório. A equipe escolar parabeniza e se orgulha pelo trabalho desenvolvido pela professora mestra Rosana Socha, pelos alunos participantes e pelos ganhadores das medalhas”.

Canguru de Matemática Brasil
No Brasil, o concurso é realizado desde 2009 e a cada ano a Comunidade Canguru cresce ainda mais (em 2021, estamos entre os países com maior número de estudantes engajados no concurso). Saiba como participar e veja no site a área voltada aos alunos e às famílias, que disponibiliza materiais diversos para quem quer se preparar para o próximo concurso ou se divertir resolvendo problemas matemáticos. Saiba mais: www.cangurudematematicabrasil.com.br

Association Kangourou sans Frontières - AKSF
Canguru sem Fronteiras é uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes. A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo. Saiba mais: www.aksf.org

História do Canguru de Matemática
No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. Devido ao sucesso, o evento atraiu a atenção dos países vizinhos e, em 1995, foi fundada a Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF), que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.