Música e dança: alunos do Anglo-CID retornam a atividades extracurriculares presencialmente

No contraturno das aulas, os estudantes podem participar gratuitamente dos programas educativos oferecidos pelo colégio
30/08/2021

O Colégio Anglo-CID reconhece a importância do lazer unido ao aprendizado, visando desenvolver habilidades emocionais e cognitivas que auxiliem no processo ensino-aprendizagem. Assim, oferece gratuitamente aos alunos, no período vespertino, os projetos: Canções, Anglo Dance e Anglo Esporte. Com a pandemia, estas atividades foram adaptadas para o formato digital, mas agora estão sendo retomadas presencialmente com toda a segurança.

As aulas do grupo Anglo Dance voltaram!!
Então, vamos colocar o corpo pra mexer!!

As alunas da turma extra da última quinta-feira (26) ainda estavam eufóricas com o retorno das atividades de dança, falavam todas ao mesmo tempo e os comentários foram muitos: “ficávamos em casa”, “lendo”, “desenhando”, “vendo Netflix”, “no computador”, “dormindo”, “sempre fui apaixonada por dança”, “as aulas on-line não eram a mesma coisa”, “faltava o presencial”, “estar com as amigas”, “faço dança desde que entrei no colégio”, “sentia muita falta das aulas”...

A Profa. Esp. Aline Siqueira, profissional de Educação Física que coordena o Anglo Dance, ainda acrescentou: “quando elas me viam no corredor do colégio, sempre perguntavam quando nossas aulas iriam voltar”.

“As aulas de dança sempre foram importantes para trabalhar a capacidade motora e a saúde, porém, mais do que nunca, trabalhar em grupo e explorar a criatividade das alunas é necessário e valioso, pois todos passaram por momentos difíceis e de isolamento. Agora, poder novamente estar com os amigos, fazendo algo que traz bem-estar físico e mental é fundamental”, destaca a professora. “É gratificante ver no olhar de cada aluna o quanto gostam de estar na escola, dançando e se divertindo”, finaliza.

Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID, ressalta que “o projeto Anglo Dance vem ao encontro dos anseios de muitas alunas que gostam de dança e encontram no Anglo esse espaço para desenvolverem suas habilidades em momentos de lazer e diversão. Tivemos o compromisso  de reiniciar nossas atividades extracurriculares com toda segurança. A alegria se faz presente nas aulas e no ambiente escolar”, ressalta a diretora.

As turmas de dança são separadas por faixa etária para um melhor aprendizado, além de atender ao limite do protocolo sanitário a ser seguido. O Anglo Dance traz aos alunos a oportunidade de trabalhar as capacidades motoras, o espírito de equipe, a concentração e a criatividade.

Em uma sala preparada com espelhos, colchonetes e outros materiais próprios para a dança, as turmas têm aulas de jazz e alongamento e criam coreografias individuais, em parceria com outros alunos e/ou com a professora.

As aulas são gratuitas e oferecidas às segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h40 (cada turma em seu próprio horário). Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Anglo-CID pelo telefone: (18) 3821-9007.

Vamos manter o ritmo!!
As aulas do projeto Canções também voltaram!!

Outro projeto também muito querido pelos alunos é o Canções que, além de canto coral, inclui aulas de instrumentos como saxofone, ukulele, violão, teclado, violino, bateria e tubos percussivos. Os alunos fazem a opção pelo instrumento que desejam aprender (e pode ser mais de um) e as aulas são ministradas com auxílio de monitores nas áreas de cordas e sopro.

A Profa. Esp. Flávia Araujo Antonio Barros, pedagoga e técnica em Música, ministra as aulas juntamente com a Profa. Jaqueline de Britos Silva (violão, saxofone e ukulele). O projeto ainda conta com dois estagiários, que são alunos da escola: o Guilherme Augusto de Souza, que dá aulas de teclado e violino, e o João Gabriel de Oliveira Bacelar, que dá aulas de saxofone.

“O projeto Canções está retornando para a vida dos alunos em um momento propício de recomeço. Tenho percebido neles muita alegria e vontade de estar no projeto. Os momentos mais difíceis já passaram, agora está na hora de afinar os instrumentos, recomeçar e seguir em frente. O Canções proporciona não somente aprendizagem, mas alegria e a sensação de conquista”, pondera a Profa. Esp. Flávia.

A música auxilia na autodisciplina, na paciência, fortalece a memória, melhora a concentração e a atenção, diminui o estresse, promove o autoconhecimento, melhora a sensibilidade e ajuda a criar vínculos, em especial nesse momento após o isolamento que viemos enfrentando.

As aulas do projeto Canções são gratuitas e oferecidas de segunda a quinta-feira, das 13h20 às 17h30. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Anglo-CID pelo telefone: (18) 3821-9007.

A diretora do Anglo-CID, Eulália Pires Fava, ressalta que “o retorno do projeto Canções se faz muito importante neste momento em que iniciamos mudanças no retorno às atividades escolares. A música e o canto auxiliam no desenvolvimento da mente humana, promovendo equilíbrio e  proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando assim a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. A alegria das crianças e os sons dos instrumentos musicais voltaram a encher os espaços escolares que ficaram silenciosos por muitos meses”.

A diretora acrescenta que ainda não foi possível retornar às atividades presenciais do Anglo Esporte, mas que uma proposta para isso está em estudo.

Apoio Pedagógico

Além das atividades extracurriculares gratuitas, os alunos do Colégio Anglo-CID também contam com o Apoio Pedagógico, caso estejam com alguma dificuldade. Os grupos de estudos auxiliam no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, cálculos matemáticos, compreensão e aplicação das operações matemáticas fundamentais.