Docente da Unifadra conclui doutorado - Prof. Jeisson Emerson Casimiro Ferrari

26/04/2022

O biólogo e docente dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia da Unifadra, que também leciona no ensino básico do Anglo-CID, Prof. Jeisson Emerson Casimiro Ferrari fez a defesa de sua tese no dia 11 de abril e concluiu o Doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Com a tese “Utilização metabólica de carboidratos e avaliação do seu potencial como fonte de energia não proteica em dietas para o tambaqui (Colossoma macropomum - Curvier, 1818)”, o docente investigou o comportamento metabólico e fisiológico da inclusão de açúcares simples no metaboloma (dinâmica de funcionamento molecular corporal) e dos principais carboidratos utilizados como fonte alimentar.

Jeisson Emerson Casimiro Ferrari foi orientado pelo Prof. Dr. Leonardo Susumu Takahashi, do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Animal da UNESP.

Na banca de avaliação estiveram presentes o Prof. Dr. Eduardo Pahor Filho (IMESB), o Prof. Dr. Rodrigo Yukihiro Gimbo (Universidade Nilton Lins - Manaus), o  Dr. Ricardo Borghesi (EMBRAPA) e o Prof. Dr. João Batista Kochenborger Fernandes (UNESP - Jaboticabal).

Parte da pesquisa foi submetida, aceita e publicada em março de 2022 na revista Comparative Biochemistry and Physiology Part D: Genomics and Proteomics, sob o título “Carbohydrate tolerance in Amazon tambaqui (Colossoma macropomum) revealed by NMR-metabolomics - Are glucose and fructose different sugars for fruit-eating fish?”. Essa é uma publicação especializada em pesquisas voltadas para o mapeamento genômico, fisiológico e metabolômico. O professor Jeisson ainda afirma que aguarda futuras publicações na mesma linha de pesquisa que estão em andamento.

A direção executiva da Fundec, as direções e as coordenações das unidades Unifadra e Anglo-CID parabenizam o professor pela conclusão do doutorado e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o enriquecimento e o desenvolvimento dos cursos nos quais leciona.