Alunos do colégio Anglo-CID visitam São Paulo para atividades do itinerário de Humanidades

01/06/2023

Os alunos do colégio Anglo-CID tiveram uma aula diferente na última semana. Acompanhados pela Profa. Ma. Lizandra do Nascimento Martins e pelo Prof. Me. Bruno Pinto Soares, a turma do ensino médio do itinerário de Humanidades foi a São Paulo para viver a experiência de visitar museus e ambientes culturais com o objetivo de realizar as atividades das disciplinas de História e Literatura.

No roteiro, que passou pela Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa e Museu de Arte de São Paulo (MASP), os estudantes executaram tarefas definidas, fotografando e fazendo observações sobre obras de arte e, seguindo a orientação dos professores, gravaram vídeos e criaram reels do passeio.

Os materiais foram apresentados em sala de aula e alguns alunos ainda foram entrevistados no Avança Cast, podcast editado pela turma do terceiro ano do ensino médio, em uma outra iniciativa do itinerário de Humanidades, gerando mais um conteúdo relacionado ao evento.

Segundo o professor de História Bruno Soares, a experiência de viajar com a escola e o contato com as obras, a arquitetura, museus e ambientes culturais se tornou uma experiência que foi muito além do que propõem as disciplinas. “O ganho para os alunos vai além dos conhecimentos de História, Arte e Literatura. Os jovens puderam andar pela cidade e ver outras realidades também. A experiência da viagem em grupo criou um vínculo entre os alunos e despertou a autonomia de cada um. Foi interessante perceber a responsabilidade que eles foram adquirindo, respeitando horários e os combinados e também no contato com os espaços e na organização dos trabalhos. Além disso, eles puderam perceber outras realidades e questões sociais, coisas positivas e negativas, que geraram um debate que não acabou quando a viagem terminou”, pontuou o docente.