Estudantes do Anglo-CID participam de palestra sobre saúde mental e Setembro Amarelo

.
02/10/2024

No dia 23 de setembro, os alunos do ensino médio participaram de uma palestra especial relacionada ao Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a importância da saúde mental. A atividade integrou uma série de ações que também envolveu o ensino fundamental II, como uma dinâmica usando bilhetes deixados nas dependências do colégio e reflexões em sala de aula.

A palestra, conduzida pela psicóloga educacional Beatriz Basso de Souza, abordou temas essenciais como a valorização da vida e a importância de cuidar da saúde mental. Um dos destaques foi a apresentação de técnicas de mindfulness, com exercícios de respiração profunda, que visam promover o autocontrole emocional e o bem-estar dos estudantes.

Durante o evento, Beatriz guiou os jovens em um exercício de sensibilização, pedindo para que imaginassem seus futuros, realizando sonhos e alcançando objetivos. Em seguida, ela os fez refletir sobre como esses sonhos podem ser interrompidos de maneira brusca, caso a vida seja interrompida precocemente.

A palestra também incluiu a exibição de vídeos curtos, com o intuito de desconstruir estereótipos comuns sobre as pessoas que pensam em suicídio. Beatriz ressaltou que a imagem de uma pessoa em sofrimento nem sempre se traduz em tristeza visível, desmotivação ou falta de vida, incentivando os estudantes a ficarem atentos aos outros.

A diretora Eulália Pires Fava ressalta que as ações desenvolvidas durante o Setembro Amarelo reforçam o compromisso da escola em promover o diálogo aberto e seguro sobre saúde mental, além de conscientizar os jovens sobre a importância de buscar ajuda e oferecer apoio a quem precisa.