Na noite do dia 19 de março, foi realizada a recepção dos novos alunos do projeto Kid Class, iniciativa educacional que chega à sua 17ª turma em 2025. Reunidos no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, as crianças e seus familiares puderam saber mais sobre o projeto e conhecer a equipe que vai acompanhar as atividades ao longo do ano.
Criado em 2005, o projeto é gratuito e voltado para alunos matriculados no Pré II de escolas públicas e particulares de Dracena e realizado em parceria pelo Colégio Anglo-CID e o curso de Pedagogia da Unifadra.
Durante as aulas, é utilizado o software Kid Class, desenvolvido pelo consultor em Educação e Tecnologia Celso Tatizana, e os participantes exploram recursos voltados para alfabetização digital e noções de matemática. Além disso, o projeto promove o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e estimula a socialização por meio de brincadeiras lúdicas educativas.
A Profa. Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado, coordenadora do projeto pela Unifadra, afirma que o Kid Class incentiva "a aproximação com a tecnologia, pelo viés educativo, com atividades planejadas de forma segura e interativa que influenciam positivamente e potencializam o processo de alfabetização, o conhecimento lógico e matemático de forma interessante".
Edson Hissatomi Kai, diretor executivo da Fundec, instituição mantenedora da Unifadra e do Anglo-CID, relembrou os 20 anos de desenvolvimento do projeto e agradeceu a confiança dos pais na instituição, frisando nossos métodos diferentes de educação, que oferecem às crianças uma oportunidade de aprender equilibradamente como usar as tecnologias disponíveis.
A diretora do Colégio Anglo-CID Eulália Fava destaca que “a tecnologia está presente no dia a dia das crianças e cabe a adultos e educadores ensiná-las a usar essa tecnologia de forma saudável e com objetivo, da melhor forma possível, respeitando limites de tempo e a exposição dos olhos, por exemplo”.
As aulas do Kid Class são realizadas nos laboratórios da Fundec, sempre às quartas-feiras, no período oposto ao turno escolar dos alunos. Ao final do programa, os pequenos participantes terão a oportunidade de celebrar suas conquistas em uma cerimônia de formatura.