O Colégio Anglo-CID, parceiro do Sistema Anglo de Ensino há mais de 45 anos, assinou hoje (01), na Somos Educação, em São Paulo, o contrato para a implantação do Programa de Educação Bilíngue (Inglês), que será oferecido aos seus alunos do Ensino Fundamental a partir de 2026.
Com essa iniciativa, as aulas de Inglês passarão por uma completa reformulação, trazendo uma abordagem mais atual, ativa e eficaz para o aprendizado do idioma. A matriz curricular será ampliada com aumento da carga horária de inglês.
O programa será implantado em parceria com a Eduall e a Macmillan Education, referência mundial em programas bilíngues, por meio de uma solução exclusiva da Somos Educação, mantenedora do Sistema Anglo.
Segundo a diretora do colégio Eulália Pires Fava, “o Programa Bilíngue de Inglês representa um marco na consolidação de novas práticas pedagógicas no Anglo-CID, dentro do Projeto Fera em Ação, pois coloca nosso colégio entre as instituições que conseguiram implantar de fato metodologias ativas de ensino e aprendizagem, agora trazendo o inglês para o cotidiano de nossos alunos”.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, reforça que a instituição deseja disponibilizar aos nossos estudantes mais oportunidades, fluência no idioma e preparação para os desafios do mundo atual. “A vinda do Programa Bilíngue de Inglês no Anglo-CID fecha o elo de uma corrente evolutiva, iniciada com a implantação do Projeto Fera em Ação em todas as disciplinas, de forma multidisciplinar, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento e o entendimento dos estudantes frente aos conteúdos teóricos”.
O presidente do Conselho de Curadores da Fundec Luciano Gerlin avalia que “o bilinguismo tem grande valor no mundo todo, mas ainda são poucas as escolas no Brasil que adotam essa metodologia. Enquanto em muitos países as pessoas falam vários idiomas, aqui o ensino costuma ficar restrito ao português e a um inglês básico. Por isso, a implantação do Programa Bilíngue no Anglo-CID é uma grande oportunidade para Dracena e toda a região. O colégio sai na frente com uma iniciativa assertiva, que demonstra visão de futuro e compromisso com a melhor educação para nossos alunos”.
O que muda na prática?
Metodologias ativas: foco no protagonismo do aluno, com projetos, resolução de problemas e aprendizagem colaborativa.
Abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning): integração do ensino da língua inglesa com conteúdos de outras disciplinas, tornando o aprendizado mais significativo e contextualizado.
Gamificação: uso de recursos lúdicos e jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz.
Competências do século XXI: alinhamento à BNCC, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação.
“A implantação do Programa Bilíngue vem ao encontro das demandas atuais da educação com foco na aprendizagem do idioma inglês, proporcionando imersão em sua cultura e contribuindo para a formação global e diversificada dos nossos alunos. A língua inglesa é utilizada para comunicação no mundo globalizado, intensamente interligada e interdependente, sendo de fundamental relevância para o aprendizado dos nossos alunos”, complementa a diretora Eulália.