Os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio Anglo-CID que cursam o itinerário de Ciências da Natureza realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, uma das maiores do Brasil. A atividade foi acompanhada pelo Prof. Ms. Sérgio Mantovani e pelo Prof. Dr. Tiago Breve e teve o objetivo de aproximar os conteúdos teóricos à prática e ao funcionamento real de uma usina de geração de energia renovável.
Durante a visita, os estudantes puderam conhecer uma maquete detalhada da usina, utilizada para explicações sobre o processo de geração hidrelétrica. Também tiveram acesso à sala de comando, onde operadores monitoram e controlam não apenas a usina de Ilha Solteira, mas outras 17 unidades integradas à operação da CTG Brasil.
Um dos momentos mais marcantes foi a visita ao interior da usina, onde os alunos viram de perto uma das turbinas em funcionamento, além do gerador responsável pela transformação da energia mecânica em elétrica.
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio do Anglo-CID, Profa. Ma. Rosana Socha de Araújo, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para o entendimento de conceitos estudados em sala de aula, como energia, eletricidade, sustentabilidade e impactos ambientais. “O Anglo-CID valoriza iniciativas que aliam teoria e prática e que despertam o interesse dos alunos por áreas estratégicas para o desenvolvimento do país”, reforça a diretora do colégio, Profa. Eulália Fava.