



























A Unifadra Dracena realizou, ao longo desta semana, a IV Semana da Inclusão Saúde Mental e Direitos Humanos e a XI Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, eventos organizados pelo curso de Psicologia da instituição.
Nos dias 18 e 19 de maio, a programação abordou o tema “Saúde Mental e Direitos Humanos”, reunindo especialistas para discutir questões relacionadas à proteção, inclusão, acolhimento e cuidado com a saúde mental. As palestras destes dias foram conduzidas pelos profissionais Francine Alves Pesqueira Ferrari, psicóloga; Luciane Jaqueline de Oliveira, assistente social; Sandra Lourenço Corrêa, psicóloga; Marcelo de Carvalho Spolzino, psicólogo e profissional de Educação Física.
Na sequência, entre os dias 20 e 22 de maio, foi realizada a XI Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, com o tema “Olhares que incluem”, promovendo reflexões, vivências e debates sobre inclusão, acessibilidade, respeito às diferenças e autonomia das pessoas com deficiência. As palestras desses dias foram conduzidas por Sandra dos Santos Queirós, membro do grupo Bengala Verde, 1ª paciente brasileira a passar por terapia genética pela UNIFESP; Mary Alves, psicóloga e policial civil aposentada; Nelma Meo, profissional de Educação Física; Weverton Ricardo Souza Santos, desenvolvedor de software.
A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, Prof. Ma. Laízi da Silva Santos, destacou que esses eventos são fundamentais para reafirmar o compromisso da instituição com a inclusão e com a formação de profissionais preparados para atuar de maneira ética, humana e socialmente responsável. Pensar em inclusão é primordial na formação, porque trabalhamos diretamente com pessoas, com suas singularidades, vivências e direitos.
O diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini reforçou o compromisso da Unifadra Dracena com a formação acadêmica aliada à responsabilidade social, incentivando debates essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.