Cursos de Segurança do Trabalho, Edificações, Enfermagem e Contabilidade são os mais procurados no CEP/UME

Parte dos professores coordenadores do CEP/UME de Dracena
05/03/2013

Os cursos profissionalizantes do CEP/UME recebem alunos de Dracena e região e estão cada vez mais procurados por jovens e adultos. Segundo Julia Portari, diretora das unidades escolares, os cursos de Segurança do Trabalho, Edificações, Enfermagem e Contabilidade foram os mais procurados neste ano e os de Química e Radiologia também estão em alta. "Em alguns cursos já não temos mais vagas". O crescimento do ensino técnico também é sentido em todo o país. O número de brasileiros matriculados em cursos profissionalizantes no Brasil cresceu 83% entre 2002 e 2010, segundo dados da pesquisa "As Razões da Educação Profissional: Olhar da Demanda", divulgada recentemente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Com base nos dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em maio de 2004, 13,4% das pessoas em idade ativa (acima de dez anos) estariam frequentando ou já teriam frequentado cursos profissionalizantes. Entram nessa soma cursos de qualificação profissional, técnico de ensino médio ou tecnólogo superior. Em setembro de 2010, esse número passa a 24,6% - crescimento de 83%, a quase totalidade do salto foi entre 2004 e 2007.