Edson Kai é o entrevistado da semana e fala sobre as conquistas da Fundec para jornal de Dracena

Edson Kai concedeu entrevista para o colunista Valdomiro Nunes do Jornal Regional de Dracena
30/04/2013

No próximo dia 13 de maio, a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) completará 45 anos. Nosso entrevistado deste mês é o diretor executivo da Fundec, Edson Hissatomi Kai, há 10 anos à frente da instituição que mantém as escolas Anglo, CEP/UME, Unifadra e parceria com a Unopar. Com superávits consecutivos, a instituição se tornou uma das principais mantenedoras de escolas do Estado de São Paulo. Suas unidades escolares se destacam pela qualidade da formação, resultados no ENADE e programas sociais. 1- VN: A Fundec foi criada em 1968. Ela foi pioneira em oferecer ensino no superior no Oeste Paulista? Edson: Dracena, com a Fundec, foi pioneira em ensino superior e técnico no Oeste Paulista. Nossa Fundação completa 45 anos em maio. Saímos na frente de cidades como Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, tanto que no final da década de 1960, recebemos milhares de alunos oriundos dessas cidades. 2- VN: As marcas Anglo-CID, CEP/UME, Unifadra e Polo da Unopar. Todas fazem parte da Fundec? Edson: Sim, são unidades escolares mantidas pela Fundec, criadas especialmente para atender todas as camadas da população regional, desde o ensino básico, profissionalizante e superior na modalidade presencial e a distância. As unidades escolares têm autonomia de gestão e realizam um trabalho integrado com a Diretoria Executiva e o Conselho de Curadores da instituição. 3- VN: Qual foi o trabalho para vinda de novos cursos superiores e a vinculação no Conselho Estadual de Educação (CEE)? Edson: No final do ano de 2001, na administração do prefeito Júnior Stelato, o Conselho de Curadores da Fundec deu entrada no pedido de vínculo da faculdade Unifadra ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo, anteriormente vinculada ao Ministério da Educação-MEC. A autorização de vínculo ao CEE-SP aconteceu no ano de 2003 e a partir daí vieram os novos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social, Computação e Psicologia, bem como, novos cursos de extensão e pós-graduação em todas as áreas de nossa atuação, o que proporcionou a vinda de muitos estudantes, movimentando o comércio e serviços locais. 4- VN: É notório o crescimento da Fundec a partir do ano de 2002. Quais foram as iniciativas e melhorias ocorridas nas unidades escolares mantidas? Edson: Além dos novos cursos superiores, houve o incentivo à iniciação científica com excelentes resultados. Atualmente está tramitando no CEE-SP o nosso novo curso superior Tecnológico em Química. Criamos novos cursos para as escolas técnicas profissionalizantes CEP/UME, em razão do momento de crescimento do país. Instituímos o projeto NOVA ESCOLA ANGLO-CID, que também passou por reformulações em seu projeto pedagógico, novos professores e investimentos em infraestrutura e tecnologia. E buscamos alternativas também na modalidade de ensino a distância (EAD), com a concretização da parceria com o grupo Unopar/Kroton, considerado hoje a maior instituição educacional do mundo. 5- VN: Nos últimos 10 anos, a Fundec concedeu mais de 23 milhões em bolsas de estudo. Qual o impacto para o aumento da mão-de-obra qualificada na região? Edson: Criamos um programa de bolsas de estudo integrais e parciais. São mais de R$ 23 milhões em bolsas de estudo. Pessoas de todas as classes sociais estudam em nossas escolas com este programa. Hoje, mais de 70% dos alunos são bolsistas. É um trabalho social e que aumenta a mão-de-obra qualificada com profissionais altamente preparados para o mercado de trabalho. Além das bolsas de estudos, oferecemos opções de financiamento próprio e do FIES. Possuímos também convênios com os governos estadual e federal em programas como o Escola da Família e, ainda neste ano, iremos oferecer o Pronatec para os cursos profissionalizantes, em que já estamos em fase de credenciamento. 6- VN: A Fundec é superavitária? Edson: A Fundec vem com superavits consecutivos há 7 anos. Somos auditados pelo Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Ministério da Justiça, além de passar por uma auditoria independente. 7- VN: Nos últimos anos, quanto foi valorizado o patrimônio da Fundação? Edson: Foram construídos novos e modernos auditórios, salas de aula 100% climatizadas, único ginásio de esportes climatizado na região. Ampliamos nossa biblioteca, inauguramos o novo setor administrativo e novos laboratórios. Nosso patrimônio valorizou 1.200% em 10 anos. As escolas Anglo-CID, CEP/UME, Unifadra e o polo da Unopar têm uma das melhores infraestruturas em educação de todo o Estado de São Paulo. A Fundec é uma das principais empregadoras da região, com cerca de 270 colaboradores. 8- VN: O que se espera da Fundec nos próximos anos? Edson: Pretendemos continuar seguindo a nossa missão de "Educar e qualificar pessoas em todos os níveis, com qualidade e responsabilidade social" e, termos sempre como visão de futuro "Ser referência pela excelência de qualidade dos serviços prestados". O planejamento dos dez primeiros anos de nossa administração foi de reestruturação, criação de novas opções e solidificação desta fundação, a qual acreditamos estar no auge de sua existência para abrigar um grande número de novos alunos com conforto, qualidade e oportunidades de estudo a todos que queiram verdadeiramente construir um mundo melhor.