Escola da Família deverá liberar 500 vagas em 2014 para Unifadra Dracena

Edson Kai e Enio Garbelni da Fundec/Unifadra com direção do programa Escola da Família e o diretor da FAI, Márcio Cardim. A Unifadra deverá triplicar o número de vagas oferecidas no programa.
08/08/2013

No próximo ano, a faculdade Unifadra Dracena, mantida pela Fundec, deverá ser contemplada com 500 vagas gratuitas no Programa "Escola da Família". O pedido partiu das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (IMES), cujos cursos são jurisdicionados ao Conselho Estadual de Educação (CEE). A proposição foi autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo. Além da Unifadra, outras faculdades e universidades paulistas municipais terão aumento no número de vagas. A informação foi divulgada nesta última semana pelo diretor executivo da Fundec Edson Kai e pelo diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini, que estiveram em São Paulo e participaram de uma reunião com o diretor do programa Paulo Mathias e o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho. Segundo Edson Kai, a previsão é que o programa aumente as vagas e que todos os cursos da instituição sejam beneficiados neste trabalho que proporciona a abertura de escolas da rede estadual de ensino, aos finais de semana, com o propósito de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. "Já temos este compromisso para o próximo ano. Vamos triplicar nossa oferta de vagas", comentou Kai. O diretor ainda disse que, atualmente, alguns cursos da faculdade Unifadra são credenciados no programa num total de 140 vagas ofertadas. Desde 2003, milhares de universitários fazem parte dessa trajetória, beneficiados pelo Programa Bolsa Universidade, atuando nos espaços escolares como educadores universitários. O programa Escola da Família beneficia milhares de acadêmicos em todo o Estado de São Paulo. Os bolsistas dedicam seus finais de semana ao programa e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por esse que é um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade. Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado e o restante absorvido pela própria faculdade. As escolas municipais também podem participar do "Escola da Família" através de convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, abrindo as portas das instituições nos fins de semana para a comunidade. Os encontros ocorrem com os universitários que geram benefícios educacionais e sociais para crianças, jovens e adultos. Na próxima semana, representantes da Fundec e Unifadra estarão em São Paulo para firmar o convênio no evento que marca os 10 anos do Programa "Escola da Família".