CEP/UME oferecerá o Pronatec em 2014 e associação é constituída em Brasília

Pronatec do governo federal será oferecido no próximo ano para alunos de Dracena e região.
09/12/2013

O CEP/UME, unidade de cursos profissionalizantes mantida pela Fundec, receberá representantes do Ministério da Educação (MEC) que irão avaliar a instituição para credenciamento no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Durante reunião que ocorreu nesta última semana em Brasília, o diretor executivo da Fundec Edson Kai e a diretora do CEP/UME Julia Portari definiram com representantes do MEC a vinda a Dracena para credenciamento no programa. "Com o Pronatec, iremos oferecer por meio da oferta de bolsas de estudos vagas em cursos de ensino técnico e formação inicial e continuada", disse a diretora Julia Portari. Segundo Edson Kai, no início do programa, participaram do Pronatec apenas instituições federais e do Sistema "S" (Sesi, Senai, Sesc e Senac). Agora, as instituições privadas poderão oferecer o programa. Em outro encontro, realizado na Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC - MEC) também em Brasília, a instituição conseguiu autorização para finalizar a parceria com o Proep do Governo Federal. O Centro de Educação Profissional "Francisco Graziano Filho", unidade escolar mantida pela Fundec, concedeu mais de 6 milhões em bolsas de estudo para alunos de baixa renda de Dracena e região através do Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional). O valor corresponde ao período de 2004 até junho deste ano (2013). "Com o Pronatec, vamos incluir ainda mais jovens e adultos na formação profissionalizante. Serão mais bolsas de estudo nos cursos técnicos para qualificar Dracena e região", frisou Kai. O diretor ainda comentou que foi constituída a Associação Brasileira de Escolas de Ensino Profissional e Tecnológico (APROTEC), que reúne representantes de escolas técnicas de todo o País. A Fundação consta no rol como membro fundador da associação que tem o propósito de fortalecer o ensino técnico junto aos governos estaduais e federal.