SBT grava reportagem com destaque para aluna do curso de Matemática da Unifadra Dracena

16/09/2014

O SBT produziu reportagem na faculdade Unifadra em Dracena sobre a falta de professores no Brasil e ressaltou os dados do Censo da Educação do ano passado, divulgados recentemente. Participaram da gravação o diretor executivo da Fundec, Edson Hissatomi Kai e a aluna do curso de matemática da faculdade Unifadra, Flávia Jodas e o professor mestre Fábio Neves. Os dados do Censo de Educação Superior de 2013 divulgados na última terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmaram uma tendência sombria para o futuro do país: o "apagão de professores" nas escolas. O fenômeno ocorre porque, pelo quarto ano seguido, é cada vez menor a quantidade de estudantes que procuram cursos de licenciatura. Consequentemente, o Brasil tem formado menos docentes. O caso mais emblemático é o de Português. Em dez anos, entre 2003 a 2013, o número de matrículas na disciplina no ensino superior avançou mais de 1000%. Mas, a partir de 2010, tem havido queda. Naquele ano o Brasil tinha mais de 90 mil alunos matriculados no curso. Em 2013, eram 78 mil, redução de quase 13%. O cenário é o mesmo para Matemática. Em 2010, eram 82.792 estudantes na área, número que caiu para 80.891, ou 2,3% menos. Edson Kai disse que a faculdade Unifadra tem programas de incentivo para os cursos de licenciatura e desenvolve trabalho de conscientização para que novos estudantes possam ingressar nos vários cursos que a instituição oferece na área.