Projeto do curso de Radiologia do CEP/UME recebe congratulações do Prêmio Jovem Cientista

12/11/2014

A organização do Prêmio Jovem Cientista encaminhou e-mail parabenizando os alunos e professores do curso de Radiologia do CEP/UME pelo projeto "Água para Todos". O Prêmio visa a revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. No conteúdo do e-mail, a organização do Prêmio Jovem Cientista ressaltou o privilégio de contar com a participação do projeto "Água Para Todos", em que alunos do curso de Radiologia do CEP/UME tiveram o objetivo e a criatividade de criar um filtro com recursos naturais (areia, carvão, pedra e tambores recicláveis) para transformar água de aspecto barroso (escura) em cristalina (clara), através de um processo simples com a utilização de garrafas pets (reciclável). Com o uso da radiação solar, ainda foi possível transformar água não potável em potável, de 6 para 3 horas para o consumo humano. No conteúdo ainda consta um elogio ao excelente esboço do que podemos fazer para nosso sertão ou em áreas em que não chega água potável. Ernesto Scardovelli Filho, médico veterinário e professor do curso, orientou os estudantes e coordenou as atividades que começaram com a parte teórica desenvolvida em sala de aula até a construção de um filtro.