Curso de Computação da faculdade Unifadra promove palestra para universitários

25/11/2014

Nesta última semana, a fonoaudióloga Emiliana Rossafa Storto ministrou palestra aos alunos do 8º termo do curso de Licenciatura da Computação, cujo tema foi "Comunicação Suplementar e Alternativa X Tecnologia". Os acadêmicos conheceram um pouco mais sobre este recurso facilitador da fala. A ideia de trazer a fonoaudióloga foi da professora Simone Freire Luz Marcuci, com o objetivo de incentivar os alunos a criar novos recursos através do computador a fim de beneficiar pessoas com necessidades especiais. A Comunicação Alternativa e Suplementar é definida como uma área de atuação clínica que objetiva compensar temporária ou permanentemente dificuldades de indivíduos com desordens na expressão; sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. "Geralmente é associada ao trabalho com pessoas com paralisia cerebral e é cada vez maior o número e a variedade de pacientes indicados para intervenção com Comunicação Alternativa e Suplementar, estendendo-se a pessoas com outros quadros clínicos em que alterações de comunicação estão presentes, tais como: autismo, deficiência intelectual, esclerose lateral amiotrófica, afasia, disartria, entre outros", explicou Emiliana Rossafa Storto. Os avanços tecnológicos possibilitam a esses usuários um número cada vez maior de opções de recursos e sistemas de comunicação, tendo como objetivo principal a comunicação, como meio de garantir a seus usuários a participação na vida social, em seus vários contextos. O fonoaudiólogo tem um papel central neste trabalho, pois é pela comunicação que se pode garantir às pessoas o exercício da autonomia diante dos fatos da sua vida. Emiliana Rossafa Storto trabalha na APAE de Dracena há 11 anos.