Curso de Letras da Unifadra encerra o ano letivo com lançamento de livros e defesas de bancas para o Mestrado

04/12/2014

O curso de Letras da Unifadra promoveu dois eventos para ampliar o alcance de programas de pesquisa e extensão em nível de graduação e pós-graduação. O ano letivo foi encerrado com palestras e lançamentos de livros dos professores do curso da faculdade Unifadra Dracena. Fábio Luis Neves, coordenador do curso, discorreu sobre as vagas de vestibular e os programas existentes no curso de Letras, tais como: Proinf, Fies, Escola da Família e Programa "Indique um Amigo". Em seguida, o coordenador apresentou o Projeto de Extensão de Leitura, Interpretação e Produção de Textos, realizado aos sábados na Unifadra e os eventos e metas de pesquisa esperados para o curso no ano de 2015. O coordenador ainda apresentou aos graduandos o seu mais recente artigo, publicado no livro "Linguagem e Cultura: viagem pela literatura, arte e culturas", lançado em outubro pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em seguida, passou a palavra ao professor Odinei Inácio Teixeira, que apresentou aos alunos o projeto que está desenvolvendo no doutorado em linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Já o professor mestre Willian Diego de Almeida fez o lançamento de seu terceiro livro "Universidade da Melhor Idade" (UMI), publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com dois outros professores universitários, e aproveitou para apresentar a parceria entre os professores do curso de Letras e a UME, visando uma publicação conjunta de um livro para 2015. Os professores Fábio Luis Neves e Willian Diego de Almeida ainda compuseram uma banca de simulação de defesa de dois trabalhos para o mestrado e contaram com a presença da professora mestre Daniele Scaliante, da ETEC de Rinópolis/SP. As alunas do 8º Termo de Letras Angélica Cardamone Miranda e Patrícia Santana de Oliveira defenderam os trabalhos intitulados "Um olhar sobre a representação das novas tecnologias: o discurso dos professores da rede estadual de ensino" e "Uma análise discursiva da obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles: a discriminação (d)enunciada", onde responderam perguntas da banca e adaptaram os trabalhos que serão enviados para o Mestrado em Letras. "Os dois eventos evidenciaram aos alunos a produção dos professores do curso e o quanto estão empenhados em produzir e melhorar a qualidade de suas aulas, assim como também mostrar a importância da pesquisa para a evolução dos alunos e o quando é possível, em parceria, construirmos uma educação de qualidade", comentou o coordenador do curso de Letras da Unifadra Fábio Luis Neves.