Empregabilidade para profissionais da área de Letras é uma das maiores da atualidade

20/01/2015

O mercado está aquecido para profissionais que dominam o inglês e o espanhol no Brasil. Desde os Jogos Pan-Americanos, em 2007, a Copa do Mundo FIFA em 2014 e as Olimpíadas, que ocorrerá em 2016, o país transformou-se em uma potência para sediar eventos culturais e esportivos internacionais, foram centenas deles, desde festivais renomados como o SWU, o Rock in Rio e o Lollapalooza, shows de praticamente todos os grandes astros internacionais em casas de eventos e estádios de futebol, grandes competições esportivas do atletismo, natação, vôlei, tênis, Fórmula I e Fórmula Indy e até mesmo a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa Francisco. Segundo Fábio Luis Neves, coordenador do curso de Letras da Unifadra, a procura por profissionais da área cresce a cada dia. As empresas multinacionais necessitam cada vez mais de profissionais que dominam os idiomas inglês e espanhol para receber empreendedores estrangeiros, adequar documentos e trabalhar com programas da internet ainda não traduzidos para o português. A área cultural é outra que merece atenção, pois há carência de profissionais habilitados a recepcionar os turistas, traduzir panfletos e realizar atendimentos em redes hoteleiras. Além disso, várias pesquisas e reportagens midiáticas vêm apontando a carência de professores nas redes de ensino. Ao optar por um curso de Letras, o profissional tem praticamente 100% de empregabilidade, visto que as aulas de Português são as que possuem maior carga horária nos ensinos fundamental e médio, assim como faz parte da maioria das graduações e cursinhos do país, também a de se levar em consideração a existência de aulas e inglês e espanhol, também atribuídas ao profissional de Letras. É nesse cenário que o curso de Letras da Unifadra se destaca há vários anos, sendo o único de toda a região aprovado para habilitar em português, inglês e espanhol simultaneamente, tendo duração de 4 anos. O curso ainda mantém uma parceria de dez anos com a escola de idiomas CCAA de Dracena, que fornece materiais atualizados com imagens, textos e sons, possibilitando gratuitamente aos alunos uma formação moderna e eficaz. O vestibular agendado da Unifadra está aberto durante todo o mês de janeiro para os candidatos e oferece os seguintes programas de bolsas: Escola da Família, Financiamento Estudantil (FIES), Proinf, convênios com prefeituras, empresas e diversas instituições.