Plano de curso de Pedagogia da Unifadra Dracena é referência no Estado de São Paulo

15/06/2015

A Faculdade Unifadra, por meio de seu curso de Pedagogia, foi uma das primeiras a incorporar a deliberação CEE 111/2012 em sua matriz curricular, que passou a vigorar a partir do primeiro semestre de 2015. Essa deliberação estabelece diretrizes curriculares complementares para a formação de professores para a Educação Básica nos cursos de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas, oferecidos pelos estabelecimentos de ensino superior, vinculados ao sistema estadual. Segundo Jaqueline Kuramoto, diretora acadêmica da Unifadra, por ser pioneira nesse desafio, a Unifadra enfrentou dificuldades, mas alcançou êxito nas suas ações, e foi publicamente elogiada na seção plenária do CEE do último dia 20 de maio pela Presidente da Câmara Superior, Conselheira Rose Neubauer, que fez menção à nova estrutura curricular do curso de Pedagogia da Unifadra como sendo referência às demais instituições também vinculadas ao CEE. Ainda de acordo com Kuramoto, a nova e atual matriz curricular do curso de pedagogia da Unifadra possui uma estrutura didático-pedagógica progressiva e em interação com a prática docente. Inclusive nos termos finais contempla disciplinas inovadoras como Pedagogia Empresarial e Pedagogia Hospitalar, as quais virão contribuir para que o aluno já saia da faculdade com um diferencial para essas áreas, o que aumenta suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho de Dracena e região. A formação docente é considerada um dos elementos essenciais ao processo de desenvolvimento educacional de qualquer país, o que tem feito com que esse tema esteja em constante evidência no interior das políticas educacionais. A formação inicial de professores representa dimensão crítica, dentre as inúmeras dimensões no percurso de constituição da qualidade de ensino. O curso continua sendo oferecido e desenvolvido em 03 (três) anos com uma carga horária de 2.800 horas dedicadas a atividades formativas e 400 horas dedicadas a Estágio Supervisionado, que o aluno desenvolve no decorrer de sua formação didático-pedagógica, totalizando a carga horária de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico. "Mais uma vez a Unifadra/Fundec é referência em qualidade educacional e larga à frente, pois considera ser de suma importância para formação profissional de seus alunos promover a reflexão sobre o papel da Pedagogia nesse contexto. Com isso, busca trazer um diferencial no tradicional ensino bancário tão criticado por Paulo Freire, ao adotar estruturas curriculares e práticas de ensino que promovam uma construção científica e cultural, fundamentada em habilidades e competências, primordiais para a formação humanística de professores para exercerem funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental", finalizou a diretora.