Professora da Unifadra/Fundec retorna após período de estudos nos Estados Unidos

03/02/2016

A professora doutoranda Ana Claudia de Souza Fortaleza, docente da faculdade Unifadra/Fundec, participou do Programa de Doutorado sanduíche da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em Portland, Oregon, Estados Unidos, na Oregon Health & Science University (OHSU), um dos maiores centros de pesquisa do mundo. As atividades foram orientadas e supervisionadas pela Dra. Fay Horak. Segundo a Ana Cláudia, "a experiência de doutorado no exterior realmente foi a mais enriquecedora da minha vida, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Além de aperfeiçoar o inglês, também pude aprender e trabalhar com diferentes formas de avaliação voltadas para verificar aspectos funcionais (como caminhar, sentar e levantar de uma cadeira), equilíbrio e cognição de idosos saudáveis e pessoas com doença de Parkinson". A docente ressaltou que durante o período de estudos nos Estados Unidos trabalhou com um programa de exercícios específicos para pessoas com doença de Parkinson desenvolvido pela Profa. Dra. Fay Horak, em parceria com a também fisioterapeuta Laurie King e com a educadora física Nancy Nelson. "Além das experiências práticas, estou finalizando um artigo com o grupo que será publicado em uma revista internacional de grande impacto", explicou. A experiência também serviu para conhecer pessoas de diferentes países que trabalham nesse centro de pesquisa, como italianos, holandeses, franceses, alemães, o que facilitará contatos com pessoas de diferentes centros de pesquisa do mundo. A professora doutora Eliane Ferrari Chagas, da Unesp de Presidente Prudente, também acompanhou as atividades durante o primeiro mês. Ana Claudia de Souza Fortaleza leciona na Unifadra/Fundec desde janeiro de 2011, na disciplina de Aprendizagem e Controle Motor para o curso de Educação Física. Atualmente também leciona as disciplinas de Neuroanatomia e Trabalho de Conclusão de Curso. No ano de 2015, pediu um afastamento para a realização do Doutorado sanduíche na cidade de Portland, Oregon Estados Unidos, e está retornando em 2016 para suas atividades docentes na Unifadra. Contribuição no Ensino da Unifadra. "Temos a intenção de implantar na Unifadra um Projeto de Extensão e Pesquisa de exercícios para pessoas com desordens neurológicas como a doença de Parkinson e Alzheimer, aplicando o programa desenvolvido no laboratório da Profa. Dra. Fay Horak. Para isso, os alunos do curso de Educação Física da Unifadra/Fundec poderão aprender este programa que envolve diversas modalidades como treino do caminhar, circuitos de agilidade e equilíbrio, boxe para melhorar das reações posturais, Tai Chi para melhorar a dificuldade de começar o movimento. O Programa de exercícios tem mostrado excelentes resultados para pacientes com Doença de Parkinson, retardando a progressão da doença e melhorando as atividades do dia a dia como caminhar, vestir-se, levantar e sentar, fazer duas tarefas ao mesmo tempo, entre outras. Além do programa de exercícios, pretendemos ensinar aos alunos a aplicação de escalas que possibilitem avaliar como estão as pessoas antes e depois do programa de intervenção. Os dados obtidos serão utilizados pelos alunos como instrumento de pesquisa para desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso, possibilitando a apresentação de trabalhos de qualidade em congressos da área, bem como a publicação de tais trabalhos em revistas científicas. A área de avaliação e exercício físico para pessoas com desordens neurológicas progressivas como a doença de Parkinson e Alzheimer é uma área inovadora dentro do curso. Além do desenvolvimento da pesquisa, parte essencial na formação de um profissional qualificado, a experiência com avaliação e exercícios para desordens neurológicas e envelhecimento também servirá para enriquecer a prática dos futuros profissionais de Educação Física que sairão com este diferencial da Unifadra. Assim, nossos alunos apresentarão um diferencial tanto na prática quanto na pesquisa, o que facilitará o destaque no mercado de trabalho."