Sírio-Libanês apresenta grupo de redes para mantenedores de instituições de ensino superior


08/04/2016


A diretora acadêmica da Unifadra Jaqueline Bergara Kuramoto foi recebida pelos doutores Roberto Queiroz Padilha, superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e José Lúcio Martins Machado, coordenador do Cluster de Escolas Médicas do hospital, para reunião em que detalharam o trabalho de grupo de redes da unidade de saúde, o chamado "cluster". "O "cluster" é um conjunto de escolas médicas que se potencializam guardando as singularidades de cada uma das regiões, sem ferir as culturas de cada um desses lugares", explicou o doutor Roberto Padilha, superintendente do instituto, que enalteceu a colaboração do hospital para formar médicos cada vez mais atentos as necessidades da saúde da população brasileira. Jaqueline Kuramoto disse que, após a aprovação do curso de Medicina da Unifadra/Fundec, que está em fase de análise do projeto no Conselho Estadual de Educação (CEE/SP), ocorrerá a assinatura do convênio entre a Fundec e o Hospital Sírio-Libanês. Com o convênio, a instituição passará a integrar este grupo que ainda tem outras faculdades parceiras nos estados da Bahia, Goiás e no Grande ABC Paulista. O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) surgiu em 2003 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da qualidade assistencial, a incorporação de novas tecnologias e a promoção e acesso à Medicina de ponta por um número cada vez maior de brasileiros. Para isso, atua como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas e à gestão na área da saúde. O processo de ensino-aprendizagem adotado utiliza como referencial a espiral construtivista, na qual o aluno é estimulado a elaborar um novo raciocínio científico ao articular os conhecimentos teóricos com a prática. As etapas educacionais desse processo são baseadas em identificação do problema, formulação de explicações, elaboração de questões, busca de informações, construção de novos significados e avaliação do processo.


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