Curso de Psicologia da Unifadra/Fundec recebe convidados e debate tema inclusão no Brasil

12/04/2016

Com o propósito de apresentar o contexto social da deficiência, compondo sua história e promovendo conhecimento acerca dos aspectos centrais das deficiências, os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra têm acesso à disciplina de Psicologia e Necessidades Especiais. Ela possibilita o desenvolvimento de práticas mais eficientes enquanto profissional para atuação nessa área específica. Desta forma, o fator mais importante é que o aluno de Psicologia possa compreender e conhecer o universo composto pela deficiência de modo que o futuro psicólogo possa, além de conhecer a teoria, ter uma compreensão mais humana e desprendida de preconceitos. Neste bimestre, foram propostas atividades para expandir o olhar do aluno sobre o indivíduo deficiente como um todo, e, para isso, foram realizadas rodas de conversa com a presença de pessoas com deficiência (física, auditiva, visual). Eles apresentaram suas histórias de vida em sala de aula, despertando nos alunos um olhar mais humanizado com relação às suas necessidades e um contato com a realidade da inclusão no Brasil. "Pode-se perceber que essa troca em sala de aula promoveu para os alunos, professor e convidados, ricos momentos e experiências, além da possibilidade de novos conhecimentos", comentou a coordenadora do curso Andrea Frizo. A coordenação parabenizou a professora Anna Cecília Latanzio Silva e os alunos do 9º termo pela importante reflexão sobre a deficiência, o deficiente e suas necessidades e ressaltou que são práticas como essas que enriquecem o curso de Psicologia e a formação de nossos alunos.