Fundec promove coletiva de imprensa e informa próximas ações na implantação do curso de Medicina em Dracena

13/07/2016

O diretor executivo da Fundec Edson Kai detalhou, durante coletiva de imprensa, detalhou todas as fases até a aprovação do projeto do curso de Medicina pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) que ocorreu nesta última semana, em São Paulo. "A fase mais importante foi a aprovação do projeto pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). O curso já é nosso, agora partimos para estruturação dos laboratórios e compra de equipamentos até setembro ou outubro. São equipamentos importados, caros, mas que nos proporcionarão desenvolver um curso com qualidade", pontuou o diretor. Kai explicou que o funcionamento da faculdade com 66 vagas e vestibular anual, visa exatamente garantir a qualidade no ensino. Para as aulas práticas, o diretor explicou que há 450 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas santas casas de Dracena e região. "Para cada vaga, são necessários cinco leitos, portanto temos uma reserva, o que nos permite que gradativamente mais vagas sejam disponibilizadas", acrescenta o diretor, ressaltando o apoio das Prefeituras de Dracena e região que disponibilizarão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), onde os alunos trabalharão diretamente. O diretor salientou que a compra de equipamentos e adequações na infraestrutura irão ocorrer ao longo do curso. Também ressaltou que a conquista do curso no CEE envolveu a parte técnica, com a apresentação do projeto, e também a política, e nesta área destacou os empenhos do prefeito de Dracena e do ex-deputado Mauro Bragato. Kai agradeceu a todos que apoiaram o projeto: câmaras de Dracena e região, clubes de serviços, maçonaria, hospitais, instituições de ensino como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), faculdades Reges, assim como ao diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, Jorge Chihara e também aos deputados Reinaldo Alguz, Evandro Gussi e Ed Thomas. No evento, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor executivo Edson Kai; pelo presidente da Fundec Edson Andreo; pela secretária municipal e representante do prefeito de Dracena, Guiomar Pedretti; pelo secretário municipal de Governo João Paulino dos Santos; pelo representante do ex-deputado Mauro Bragato, Francisco Torturello e pela diretora administrativa da Câmara Municipal Aparecida de Souza Alves, que representou os vereadores. Andrêo destacou que a implantação da faculdade de Medicina é um momento ímpar para a instituição. Ele também estendeu os agradecimentos a todos que colaboraram na aprovação do curso. "O nosso planejamento é realizar o vestibular possivelmente no primeiro semestre de 2017". Os vestibulares serão anuais e com a possibilidade de abertura de mais vagas no futuro.