UNATI realiza oficina para estimular a memória

20/10/2016

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), programa realizado pela parceria entre a Unifadra/Fundec, Prefeitura Municipal e Unesp Campus Dracena, tem participado de diversas atividades que estimulam um estilo de vida saudável. Neste mês de outubro, os alunos puderam participar de uma Oficina de Memória, na Unifadra. A Oficina de Memória tem por finalidade atender os idosos que se queixam muitas vezes com falhas na memória, gerando certa limitação na autonomia e na qualidade de suas vidas. A falta de memória pode estar relacionada a diversos fatores como por exemplo: lesão cerebral, depressão, demência ou simplesmente uma falta de atividades mentais frequentes. A estimulação cognitiva comporta a realização de atividades para melhoria das capacidades cognitivas como, por exemplo: memória, linguagem, raciocínio e concentração. Os idosos podem fazer atividades simples no seu dia a dia para estimular e prevenir a perda da memória. Jogos como cruzadinhas, caça-palavras, quebra-cabeça, dominó, dama, bingo e jogo da memória exercitam a mente para mantê-la saudável. Segundo a coordenadora Maria Angela Maltempi, as atividades do programa da UNATI/Unifadra priorizam os componentes de um estilo de vida saudável, atividades física, cognitiva, social e mental articulando oficinas e disciplinas teóricas. "A falta de saúde na terceira idade se caracteriza quando perdemos a nossa capacidade de realizar atividades de vida diária de forma independente. Quando isso nos acontece, devemos assumir algumas medidas preventivas, restauradoras e reabilitadoras", explicou a coordenadora. Maria Angela Maltempi ressaltou que tais medidas permitem que nosso corpo volte à sua boa forma, dentro da realidade atual que vivemos. Na terceira idade, os exercícios físicos previnem, restauram e reabilitam condições físicas e psíquicas. Os exercícios aumentam a resistência e a força muscular, duas características muito afetadas nos idosos. Além disso, os exercícios promovem o aumento do bom colesterol, a redução da pressão arterial; a redução da gordura corporal; e reduzem a probabilidade de osteoporose. "Logo, os exercícios físicos têm ligação direta com a longevidade na terceira idade", concluiu Maltempi.