Alunos de Pedagogia e Matemática da Unifadra Dracena visitam aldeia indígena

21/11/2016

Os alunos dos cursos de Pedagogia e de Matemática da Faculdade Unifadra visitaram a Aldeia Indígena Vanuíre, na cidade de Tupã (SP), no dia 5 de novembro. Durante a visita, os alunos conheceram o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, com o intuito de atrelar aspectos teóricos e práticos da disciplina de História da Educação. Como o próprio nome diz, a cidade de Tupã foi fundada em uma região anteriormente ocupada por povos indígenas. Tupã conta, até os dias de hoje, com uma aldeia em seu espaço territorial habitada por índios das etnias Kaingang, Krenak e Terena. A Aldeia Indígena Vanuíre foi fundada em 1916 após uma cisão entre os grupos arranchados na aldeia de Icatu. A atividade foi organizada pela coordenação do curso de Pedagogia e Matemática e os professores das disciplinas de História da Educação: Fundamentos, Metodologias e Práticas; e História da Educação e das Relações Étnico Raciais, sob a orientação dos professores Rodrigo Alves e Willian Ribeiro. Segundo a coordenadora dos cursos, Vanessa Meira, essa visita foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e experiências culturais, e que eventos como esses são muito importantes para a formação de professores.