Alunos do curso de Computação da Unifadra Dracena desenvolvem casa automatizada

24/11/2016

Os alunos do curso do sexto termo de Computação Raul Vinícius Mendes de Andrade e Bruno de Souza Oliveira desenvolveram um projeto residencial controlado por reconhecimento de voz. O mesmo foi desenvolvido e testado através de um protótipo. Os meios utilizados para o desenvolvimento foi um microcontrolador arduino Mega 2560 chipset ATMega 2560, com memória flash de 256 KB e velocidade de clock 16 MHz, utilizado para estudos acadêmicos. Uma típica placa arduíno é composta por um controlador, linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para se interligar ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real. O C Sharp foi a linguagem de programação utilizada, junto com as bibliotecas Speech Recognition e Speech Synthesis de reconhecimento de voz para desenvolver a aplicação. Raul e Bruno são amantes da mecatrônica, também já desenvolveram um projeto de um Hexapod "Aranha Robótica" no ano de 2015, com a finalidade de capturar imagens em lugares inacessíveis aos humanos. Alessandro Fornari, coordenador do curso de Computação, foi um dos incentivadores deste projeto e parabenizou os alunos pelos resultados alcançados.