Curso de Psicologia promoveu a 2ª Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência

06/06/2017

O curso de Psicologia da Faculdade Unifadra promoveu, nos dias 29, 30 e 31 de maio, a 2ª Semana de Inclusão da Pessoa Com Deficiência, nas dependências da Fundec. O evento contou com apresentações musicais, sala dos sentidos e palestras. Os corais da APAE de Dracena (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dracena) e da ADEF-SULI (Associação da Pessoa com Deficiência Física de Dracena) fizeram belíssimas apresentações ao público. O evento contou também com uma sala dos sentidos: uma experiência sensorial da deficiência intelectual, auditiva, física e visual. Alunos, professores, representantes de instituições e profissionais da área puderam assistir à palestra "Inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade e na Educação: avanços e desafios", com a Profª Me. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado. A 2ª Semana de Inclusão da Pessoa Com Deficiência contou ainda com um ciclo de debates com os temas: "Os direitos da Pessoa com Deficiência", com a advogada Ana Paula Coser; "A inclusão escolar das pessoas com deficiência", com a professora da Unifadra Adverilda Alexandre da Silva Costa e o psicólogo Amauri Silva Costa; "Trabalhando com as Famílias da Pessoa com Deficiência", com a assistente social Mariana Tendolo Junqueira de Barros e a Sra. Regina Midori Takose Ueda. Segundo Andrea Frizzo, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra/Fundec, as pessoas com deficiência ficaram muitos anos escondidas do convívio social, porém essa situação vem mudando há algumas décadas. Ainda de acordo com a docente, as sociedades sempre conviveram com a existência de pessoas com diferentes graus de limitação seja física, sensorial ou cognitiva, porém o tema das pessoas com deficiência é tratado como algo "novo". Entretanto, o que está em destaque é a "percepção social" em relação às pessoas com deficiência, que por muitos anos estiveram excluídas e segregadas da sociedade. Eram consideradas incapazes, inválidas e, em vários momentos, um "problema" para a família e para a sociedade. Neste contexto, ao falar em inclusão, podemos pensar que no decorrer da história muitas mudanças aconteceram e vêm acontecendo. Momentos para discussão e reflexão são necessários para que busquemos melhorar a cada dia a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Dentro deste panorama, os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra têm acesso à disciplina de Psicologia e Necessidades Especiais, que possibilita o desenvolvimento de reflexões para práticas mais eficientes na atuação profissional. Sendo assim, neste semestre, algumas atividades coordenadas pela Profª Simone Consoni foram propostas para multiplicar as percepções relacionadas à pessoa com deficiência e, dentre elas, a preparação e execução da 2ª Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência.