Unifadra apresentará projetos em Congresso Nacional de Iniciação Científica

30/10/2017

A Faculdade Unifadra, unidade mantida pela Fundec, apresentará 6 projetos no 17º CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica), na cidade de São Paulo, nos dias 24 e 25 de novembro, no Uniítalo. O evento é realizado pelo SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) e terá como tema deste ano “Política e Cidadania”. Os trabalhos da Unifadra a serem apresentados são: Potencializando o processo de alfabetização de crianças por meio do computador (Pedagogia); Má gestão de resíduos sólidos urbanos e doenças relacionadas: estudo de caso com estudantes universitários (Enfermagem); Prazer e Sofrimento: a realidade do trabalhador da Enfermagem (Enfermagem); A psicologia do esporte e os aspectos motivacionais em atletas profissionais de futsal: uma breve revisão (Psicologia); A doença de Alzheimer e a vivência familiar (Psicologia); Trabalho Infantil: uma visão da legislação e prática na contemporaneidade (Psicologia). Segundo a coordenadora de pesquisa da Unifadra, profa. Me. Pâmella Cacciari, o CONIC tem como objetivo identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido. “O congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do ensino superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar seu contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e agrega valor aos trabalhos apresentados”, destacou. “Para o acadêmico, a participação em eventos de pesquisa vislumbra estimular o aluno para a produção científica na graduação. Também proporciona ao aluno a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico, sendo uma das estratégias para prepará-lo para o mercado de trabalho e para os programas de pós-graduação”, ressaltou Pâmella Cacciari. Pâmella ressaltou que a Unifadra é incentivadora da pesquisa, estimulando a elaboração de projetos que tenham desdobramento em produção científica em conjunto com os estudantes, com o objetivo de consolidar a prática acadêmica de inserção de alunos de graduação na pesquisa científica, a partir de sua interação com as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos professores/pesquisadores. “A Unifadra, junto com o departamento de apoio ao docente, tem incentivado a divulgação do saber científico, mediante publicação de artigos e participação do corpo discente em eventos de iniciação científica”, comentou a professora.