INOVAÇÃO NO ENSINO: Anglo-CID participa de workshop sobre Metodologias Ativas

27/08/2019

O Colégio Anglo-CID, com sua característica transformadora, sempre pioneiro na busca de novas tecnologias e metodologias inovadoras para garantir ensino de qualidade para a nova geração, participou do workshop Metodologias Ativas, no espaço Faber Castell, no Market Place Shopping, no dia 24 de agosto. O evento foi organizado pela empresa Extraclass e ministrado pela Profa. Carolina Fonseca (fundadora e CEO da Extraclass - a maior comunidade de professores inovadores do Brasil e mentora executiva de empresas da área da educação) e teve a participação de professores, coordenação e direção do Colégio.
A vice-diretora do Anglo-CID Tatiana Froio destacou que na metodologia ativa de ensino o aluno assume de fato o papel de protagonista: passa a ser autônomo e assume as responsabilidades pelas decisões que envolvem sua aprendizagem. Além disso, é estimulado a experimentar, explorar e cocriar, utilizando efetivamente tecnologias pessoais como smartphones, tablets e notebooks comumentemente vedados em sala de aula por falta de metodologia para essas aplicações, sem deixar de lado a afetividade e a convivência entre professores, alunos e colegas.
A diretora Eulália Fava explicou que essa é uma metodologia que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e com papel ativo na construção e criação de conhecimentos, em vez de deixá-los ocupar um papel passivo nas salas de aula tradicionais, tendo como protagonista apenas o professor. “A aprendizagem se dá por meio de situações reais, que permitem aos estudantes articular a teoria aprendida nas escolas com a prática que irão encontrar em sua vida social ou no mercado de trabalho”, explicou a diretora.
Tatiana Froio destacou que, durante o workshop, foram abordados temas como estratégias em sala de aula, professor inovador, aluno sendo protagonista, tudo dentro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), quais valores as escolas devem ensinar e quais as disciplinas e métodos emergentes. Os professores do Colégio também tiveram uma particiação ativa nas oficinas práticas, com situações e problemas e suas possíveis resoluções, demonstrando na prática as orientações teóricas.
“Não foi apenas um curso teórico, daqueles que dizem como as pessoas deveriam fazer, mas um curso que articula teoria e prática apontando passo a passo para que os professores tenham maior facilidade para se apropriar das ferramentas e adotá-las em suas aulas. Sabemos que o conhecimento deriva da própria experiência humana e é preciso pensar agindo e experimentando”, comentou a vice-diretora do Anglo-CID.
O encontro teve como objetivo debater as práticas e tendências inovadoras das práticas atuais em sala de aula  e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nos próximos anos, contribuindo para o futuro da educação e de toda sua cadeia relacionada. Estiveram presentes no evento a vice-diretora Profa. Tatiana Froio, a coordenadora pedagógica Profa. Patrícia Nakamura, os professores Dr. Tiago Breve, Ma. Marcela Alexandra da Silva, Ma. Cristiane Liberato Eugênio, Me. Jeisson Ferrari, Ma. Lizandra Martins, Dr. Nilton Cezar Pereira Pinto, Ma. Rosana Ramos Socha de Araújo e Me. Willian Ribeiro da Silva.