Alunos de Medicina participam de conferência sobre cultura brasileira

08/10/2019

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena participaram da conferência “Intérpretes do Brasil: explicações sobre a construção da identidade nacional brasileira”, com o Prof. Dr. Luis Antônio Barone, convidado da UNESP de Presidente Prudente. A atividade, realizada no dia 27 de setembro, na Fundec, está inserida na disciplina História, Sociedade e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, ministrada pelo Prof. Dr. Nivaldo Correia da Silva.
Nivaldo Correia destacou que a conferência contribuiu para o entendimento sobre a formação da identidade cultural brasileira e os dilemas do Brasil como nação. “Dilemas que envolvem a integração de um povo com crenças, nacionalidade e cultura diversificada dentro de um mesmo território. Além disso, a industrialização, urbanização e a vida nas cidades, em diferentes períodos da história, exigiram políticas sanitárias e de controle de doenças que envolveram ações do Estado e mudanças de práticas de higiene da população”, comentou Nivaldo Correia.
De acordo com o palestrante Luis Barone, o Brasil moderno, complexo e multicultural, enfrenta desafios próprios de uma nação em desenvolvimento, sobretudo na área da saúde pública.
Para o professor Nivaldo, a discussão sobre história social, identidade cultural e saúde pública oferecida pelo conferencista contribuiu para uma compreensão ampliada da formação médica diferenciada do aluno do curso de Medicina da Unifadra.