Unifadra realiza minicurso on-line sobre metodologias de ensino

O minicurso foi organizado pelo curso de Psicologia da instituição para docentes da região.
12/08/2020

O curso de Psicologia da Unifadra realizou o minicurso on-line “Geração conectada e o uso de metodologias inovadoras: impactos na contemporaneidade”, nos dias 24 e 25 de julho. O evento teve como palestrantes a docente da Unifadra, que é mestranda em Educação, Laízi da Silva Santos e o convidado, enfermeiro mestrando em Educação Carlos Willian Zanelato Souza.
Professores das redes pública e privada de ensino fundamental, médio, técnico e superior assistiram ao evento pela plataforma Google Meet.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini explicou que o evento buscou a promoção de conhecimentos sobre a atual situação da educação brasileira e estratégias inovadoras nos estilos de aprendizagem dos estudantes.
A docente palestrante Laízi da Silva Santos comentou que “compartilhar conhecimentos sobre as metodologias ativas, estratégias de gamificação e discutir sobre a educação em tempos de pandemia, com educadores que estão no ‘chão da escola’ é muito animador, pois é possível visualizar um desejo de inovar e tornar o ensino híbrido realidade”.
“Acredito que o minicurso surgiu em um momento muito oportuno, fazendo com que o docente se reinventasse e refletisse sobre suas práticas. E trazer tais práticas para o domínio educacional, contextualizando sua aplicabilidade em processos pedagógicos foi de grande valia, pois gera um melhor direcionamento na escolha das estratégias de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os discentes”, ressaltou o convidado Carlos Willian Zanelato Souza.
A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa comentou que o minicurso promoveu reflexões importantíssimas para o contexto atual. “Conversamos sobre o estudante digital, sobre a possibilidade e o uso de ferramentas digitais para desenvolver os conteúdos e promover conhecimentos, aprendemos a acessar algumas plataformas digitais e a desenvolver nossas aulas utilizando alguns recursos disponíveis, além de refletirmos sobre a saúde mental do profissional da educação, tema de extrema relevância neste momento de pandemia. Queremos promover novamente este minicurso, com a intenção de acessar um número maior de professores. Desta forma, esses temas poderão ser amplamente refletidos e os professores de Dracena e região poderão desenvolver alguns conhecimentos e recursos que os auxiliem em sua prática docente”, finalizou a coordenadora.