Unifadra finaliza Setembro Amarelo com webpalestra

30/09/2020

O curso de Psicologia da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena realizou, no dia 25 de setembro, a webpalestra “Estratégias de prevenção e posvenção do suicídio, uma perspectiva multidisciplinar: religiosa, psicológica e médica”. O evento foi uma ação vinculada ao Setembro Amarelo, nomenclatura criada  em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, buscando analtecer campanhas de prevenção ao suicídio.
A Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rossetto organizou o evento, que contou com os palestrantes convidados Padre Valdo Bartolomeu de Santana, o psicólogo Wilson César Barros e o médico Dr. José Camilo Vilella dos Reis.

A professora informou que o Brasil ocupa o oitavo lugar entre os países com maior número de suicídios, estando associado a diversos fatores de risco de ordem sociocultural, biológica, existencial e ambiental. “Os transtornos mentais (depressão, transtorno bipolar e uso de substâncias psicoativas) são fatores de risco importantes”, acrescentou Alessandra.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra Profa. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa destacou que o evento reuniu professores e alunos de diferentes cursos da Unifadra, além de convidados da comunidade, favorecendo o desenvolvimento de discussões muito importantes e que contribuiram para ampliar o olhar sobre o suicídio. “Além disso, permitiu uma aproximação e reflexão sobre o atual conceito de saúde, possibilitando um colóquio entre três dimensões fundamentais (a físico-biológica, psicológica e espiritual), o que foi muito importante para os acadêmicos em formação”, explicou a coordenadora.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou os organizadores pela realização do evento, que abordou um tema de muita relevância na sociedade, que são as estratégias de prevenção ao suicídio.