Unifadra realiza palestras para alunos de Psicologia e Educação Física sobre saúde da mulher


20/11/2020


Nos dias 21 e 22 de outubro, os cursos de Psicologia e de Educação Física da Unifadra/Fundec realizaram um evento alusivo ao Outubro Rosa. Sabe-se que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. 

No dia 21, a atividade foi desenvolvida pela turma da Psicologia. O psicólogo, como um profissional da saúde e atuante em diversos contextos, também trabalha com a promoção da qualidade de vida, necessitando estar atento e ciente das demandas que envolvem o sofrimento humano, como ocorre com os acometidos pelo câncer.  

Segundo a Profa. Esp. Paloma Fava Felix, “não somente o psicólogo, mas todos os seres humanos precisam conhecer e cuidar do corpo, pois isso é essencial para a prevenção”. Assim, o 4º Termo de Psicologia preparou uma noite de reflexões sobre a sexualidade humana, com uma webpalestra com a educadora sexual convidada Mônica Kaimen, que abordou assuntos relacionados à importância do autoconhecimento corporal. A palestrante conduziu a noite apresentando o corpo humano e sua complexidade. Também apresentou algumas estratégias interventivas trabalhadas com mulheres que estão em tratamento do câncer de mama e intervenções com pessoas diagnosticadas com depressão. A noite foi de muito conteúdo e reflexão. Afinal, conhecer o nosso corpo é conhecer a nossa história.  

A Profa. Ma. Andréa Frizo, coordenadora do curso de Psicologia, relatou que os estudantes, a professora e a palestrante desenvolveram atividades que despertaram muitas emoções e desenvolveram muitos conhecimentos, destacando o relato de experiência de uma acadêmica da própria turma que acabou de vivenciar um câncer de mama. 

No dia 22, a atividade ficou  por conta da turma da Educação Física, que trouxe da Bahia o professor Isaac Nascimento para falar do assunto. O Prof. Isaac se especializou em treinamento para pacientes oncológicos após a sua própria história de superação com o câncer aos 17 anos de idade. Ele lembrou a importância do Outubro Rosa para a conscientização e a prevenção da doença, enfatizando sua fala nesse sentido. A coordenadora de Educação Física Profa. Dra. Denise Bueno destacou que foi uma palestra surpreendente não só para os ouvintes da área da Educação Física, mas para todos os profissionais que trabalham com saúde, que puderam aprender algo a mais sobre o olhar humanizado ao paciente.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou os cursos de Educação Física e Psicologia pela organização do evento.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA